Temporal em Juiz de Fora registra mais de 60 mm de chuva e provoca pontos de alagamento na noite de terça

Prefeitura aponta maiores volumes nas áreas Sul e Sudeste; enxurradas atingiram trechos como Rio Branco e Itamar Franco


Por Mariana Souza*

14/01/2026 às 08h14- Atualizada 14/01/2026 às 10h39

A noite desta terça-feira (13) foi marcada por fortes chuvas em Juiz de Fora. De acordo com a Prefeitura, os maiores volumes foram registrados principalmente nas regiões Sul e Sudeste, com ocorrências de enxurradas em vias importantes da cidade.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pontos de alagamento em locais como a Avenida Rio Branco, a Avenida Itamar Franco e a Rua Sampaio, no Bairro Granbery, além de trechos na região dos Bairros Manoel Honório e Santa Luzia.

A Defesa Civil informou que o sistema de drenagem atuou e que a água foi escoada com rapidez, reduzindo os pontos de alagamento nas vias.

Ainda de acordo com a Prefeitura, em apenas 90 minutos alguns pontos da cidade ultrapassaram 60 milímetros de chuva. O maior acumulado foi registrado no bairro Dom Orione, com 65,5 mm. Em seguida, o bairro Lourdes marcou 49,4 mm, Santa Rita teve 42,6 mm e o Spinaville, 36,5 mm.

A Defesa Civil informou que registrou três ocorrências relacionadas às chuvas: duas de alagamento, nos bairros Francisco Bernardino e Santa Cândida, e um escorregamento de talude no bairro Santa Luzia. Já o Corpo de Bombeiros (CBMMG) não contabilizou atendimentos.

Em nota, o órgão afirmou que mantém monitoramento permanente e reforçou que, em caso de emergência, o telefone 199 funciona 24 horas por dia.

Alerta segue ao longo de quarta

A quarta-feira (14) também poderá ter ocorrência de fortes chuvas em Juiz de Fora. Um alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta risco potencial de tempestade, tem validade até às 23h59 desta quarta. De acordo com o órgão, pode chover de 20 a 30 milímetros por hora, e os ventos podem chegar a 60 quilômetros por hora. O risco de corte de energia, queda de árvore e alagamentos é considerado baixo.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.