As pancadas de chuva não devem dar trégua em Juiz de Fora e no restante da Zona da Mata neste fim de semana. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a associação entre um sistema de baixa pressão no oceano e o direcionamento do transporte de umidade da Amazônia para o Brasil Central e Sudeste continua gerando fortes áreas de instabilidade atmosférica sobre o estado de Minas Gerais. Nos próximos dias, o céu terá nebulosidade variável, com as típicas pancadas de chuva de estação da primavera, de moderada a forte intensidade, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento ocasional e raios, em todas as regiões mineiras.
Por conta dessas condições, o Inmet emitiu um alerta meteorológico de tempestades (de 30 a 60mm/h ou entre 50 a 100 mm/dia), com rajadas de vento (de 61 a 99 km/h) para a região. Conforme o alerta, há também a possibilidade de granizo em áreas isoladas, até a manhã desta sexta-feira (13). Ainda na sexta, em Juiz de Fora, o céu deve permanecer encoberto com pancadas de chuva e trovoadas. Durante o dia, as temperaturas devem variar entre a mínima de 16 graus, e a máxima de 26 graus. A previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas se mantém entre sábado (14) e domingo (15), feriado de Proclamação da República e dia das eleições municipais. A tendência é de que os termômetros também não sofram grandes variações nos próximos dias.
Durante o temporal da tarde desta quinta-feira (12), o nível do Rio Paraibuna atingiu 2,01 metros às 15h30, estando 0,70 m acima do seu nível normal. Entre 6h e 18h de quinta, o acumulado de chuvas registrou 36,66 mm em São Pedro; 26,41mm no Milho Branco; 24,14 mm no Grama e 22 mm em Santa Terezinha.
Ocorrências
Segundo a Defesa Civil, entre quarta e quinta, foram atendidos 34 chamados na cidade em decorrências das fortes pancadas. Não houve nenhuma ocorrência grave, segundo a pasta. As equipes da Defesa Civil mantém o plantão de atendimento às demandas, fazendo vistoria para avaliação de cada caso. Em alguns bairros, houve também queda no fornecimento de energia elétrica.
Diante de situações de risco iminente, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, pelo 199, no período entre 7h e 19h. Depois das 19h, as ligações devem ser feitas à central da Guarda Municipal, pelo 153.