Ícone do site Tribuna de Minas

Atividades marcam programação de Novembro Azul em JF

Novembro-azul

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Desenvolvida durante o Outubro Rosa para a conscientização do câncer de mama, a campanha “Cuidar-se Pode Mudar sua História”, do projeto Bem Comum (PJF), lançou sua segunda etapa voltada agora ao Novembro Azul.

LEIA MAIS: Mais de 60 UBS vão ampliar atendimento a homens este mês

PUBLICIDADE

O alerta é destinado ao público masculino e visa a conscientizar sobre o câncer de próstata. Para a ação, cinco depoimentos foram gravados em vídeo, mostrando a realidade de quatro homens que se recuperam da doença e de um médico urologista. As histórias revelam a luta de homens contra o câncer de próstata e a importância de manter cuidados regulares. No primeiro vídeo da série, o aposentado Moyses Alves Pereira, 81, dá seu recado: “Os homens precisam deixar o preconceito de lado e fazer os exames, porque o câncer é silencioso. Mas, se for detectado a tempo, tem jeito de a pessoa ficar bem. Igual eu fiquei”.

PUBLICIDADE

Cuidar-se pode mudar sua história: segunda etapa com Novembro Azul

Novembro Azul chegou na área. Por isso, o “Bem Comum”, lançou a segunda etapa da série especial “Cuidar-se pode mudar sua história” que conta histórias reais de cinco homens, com algo em comum: a luta contra o câncer e a importância de manter cuidados regulares. O primeiro dele é o sr. Moysés que deu exemplo de alegria e animação. #NovembroAzul #BemComum #Vencedores

Publicado por Bem Comum JF em Segunda, 12 de novembro de 2018

 

Em seu depoimento, o urologista Fernando Henrique Ribeiro, que atende há 11 anos na Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer em Juiz de Fora (Ascomcer), é taxativo e esclarecedor. Segundo ele, o câncer de próstata é o que mais ocorre entre os homens, atrás apenas do de pele, por isso, é indispensável o acompanhamento periódico: “Se detectado no início, há 90% de chance de cura. Por isso, é importante que iniciem seus exames a partir dos 50 anos. Os negros possuem mais chances de desenvolver a doença, assim como aqueles que têm históricos na família. Estes devem começar os exames aos 45 anos e repeti-los anualmente”. Segundo o médico, além dos fatores genéticos, os hábitos alimentares pouco saudáveis e o sedentarismo podem contribuir com o surgimento da doença: “O ideal é que procurem ter alimentação mais saudável, aliada a algum exercício físico”.

PUBLICIDADE

Na Câmara Municipal

Em cumprimento à legislação municipal que prevê a realização de ações de informação e de combate ao câncer de próstata, a Câmara Municipal e a Ascomcer irão realizar orientações e marcações de exames para homens acima de 50 anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde. O atendimento será realizado nesta quarta-feira (14), entre 9h e 12, em frente ao Palácio Barbosa Lima, no Parque Halfeld. Os trabalhos serão efetuados por servidores do Legislativo, que, além de orientar, vão realizar os encaminhamentos para a realização de exames a serem agendados entre os dias 17 e 22 de novembro na Ascomcer.

Sair da versão mobile