
Dez faixas de pedestres ao longo da Avenida Rio Branco, a mais movimentada da cidade, estão mais coloridas. Na manhã deste domingo (12) artistas juiz-foranos pintaram as sinalizações, dando continuidade às atividades da Semana Nacional do Trânsito.
A iniciativa “Arte na faixa”, que é mais uma das estratégias que integram o programa “Pedestre na faixa: respeite!”, da Settra, terá duração de 11 meses. A iniciativa tem como intuito tornar as faixas mais visíveis para os pedestres.
A intervenção urbana, inspirada em uma ação da Prefeitura Municipal de Curitiba e criada pela Agência Master, contou em Juiz de Fora com o apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e da Associação Juiz-forana de Hip Hop, com a participação de dez artistas. Os voluntários para grafitar os mobiliários urbanos foram: Igor Tenxu, João Ileso, Fernanda Pekena, Wagner Dorin, Marcel Skerps, Pedro Drop, Mauro Suezo, Davdson Lopes, Luiz Gonzaga, Lúcio Rodrigues.
“Pedestre na faixa: respeite!”
De acordo com a Settra, o programa “Pedestre na faixa: respeite!” tem por finalidade minimizar os índices de acidentes registrados na cidade, bem como instituir a cultura de respeito aos pedestres, principalmente nos locais de travessias, com ou sem semáforos. Além disso, estabelecer comportamentos de segurança e educação para o trânsito, destacando a fragilidade do pedestre e incentivando a gentileza no trânsito.