PJF faz vistoria no Hospital João Penido após denúncia sobre saneamento da unidade

Vistoria técnica constatou sistema de tratamento em funcionamento, mas hospital deve apresentar licença ambiental e documentação


Por Fernanda Castilho

13/02/2026 às 18h36

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou uma vistoria no Hospital João Penido, nesta sexta-feira (13), após receber denúncia sobre o tratamento e a destinação de efluentes e resíduos gerados pela unidade.

Segundo a equipe de vistoria de Monitoramento e Fiscalização Ambiental do órgão, o hospital apresentou sistema de tratamento de efluentes em operação, com estrutura própria para armazenamento e bombeamento do esgoto até a estação de tratamento, bem como registros de análises realizadas antes e depois do processo de tratamento. A vistoria também constatou a existência de documentos obrigatórios referentes à gestão de resíduos sólidos.

De acordo com a PJF, a unidade ainda será notificada formalmente para apresentação da licença ambiental vigente e da documentação técnica para comprovar a regularidade do tratamento e da destinação dos resíduos. Conforme o órgão, a ação tem caráter técnico, preventivo e orientador, para garantir o cumprimento da legislação e a proteção da saúde pública e do meio ambiente, especialmente em hospitais públicos. 

“Após a análise completa da documentação solicitada e da avaliação técnica dos dados apresentados é que serão definidas as medidas administrativas cabíveis, conforme a legislação ambiental vigente”, destacou.

A Tribuna demandou posicionamento do Hospital Regional João Penido (HRJP) e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), responsável pela gestão, mas até esta publicação, não obteve retorno. A matéria será atualizada com a resposta.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.