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CPI vistoria ônibus e pontos finais em bairros de Juiz de Fora

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Dando continuidade à fase de trabalho de campo, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Ônibus, da Câmara Municipal de Juiz de Fora, visitou, na tarde desta quarta-feira (10), três pontos de ônibus finais, a fim de verificar a situação dos veículos, bem como dos locais utilizados para o embarque de passageiros. Os vereadores Adriano Miranda (PHS), José Márcio Guedes (Garotinho, PV) e Wanderson Castelar (PT), juntamente com dois agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e um assessor do vereador Sargento Melo Casal (PTB), estiveram nos pontos localizados na Rua Manoel Gonçalves Coelho, Bairro Marumbi, e nas ruas José Luiz Flores e Rômulo de Castro, no Bairro Santa Rita. Neste último, o coletivo vistoriado apresentou teto descascado, causando infiltração, elevador usado para pessoas com deficiência operando com dificuldade, entre outros problemas no estado de conservação, sendo autuado pelos fiscais da Settra. Na semana passada, a CPI visitou as garagens das empresas, constatando irregularidades previstas nos contratos de licitação para o transporte coletivo, assinado em 2016.

Na Rua Manoel Gonçalves Coelho, no Marumbi, três veículos passaram pelo pente-fino (Foto: Fernando Priamo)

A Tribuna acompanhou a ação no primeiro ponto, no Marumbi, onde a CPI avaliou três veículos, mas nenhuma irregularidade foi constatada nos coletivos. Próximo ao local, havia uma placa que funcionava como quadro de horário das linhas, entretanto, não possui mais nenhuma informação. Um cartaz de terceiros estava pregado no painel. Já no segundo ponto, conforme informações da CPI, dois ônibus foram analisados, e apenas um – da linha 405 (Alto Três Moinhos) – estava com pneu no limite de uso, sendo o motorista alertado e orientado pelos fiscais da Settra.

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No último local visitado, na Rua Rômulo de Castro, o coletivo examinado apresentou situação que acarretou em autuação da empresa responsável. Além da infiltração no teto do veículo e da dificuldade no funcionamento do elevador, os bancos estavam sem acolchoamento, e o ônibus ainda apresentou lanterna quebrada e parte da carroceria deformada.

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Questionada, a Astransp, constituída pelo Consórcio Manchester (Tusmil e GIL) e pela Viação São Francisco Ltda, ressaltou que a fiscalização faz parte da atuação da CPI e que “as empresas continuam à disposição dos trabalhos da comissão”.

Finalização do trabalho de campo

Os trabalhos nos pontos finais irão continuar na tarde desta quinta-feira (11). Conforme o vereador Adriano Miranda, presidente da CPI, a expectativa é que a etapa das diligências seja concluída até a próxima semana. “Assim, iniciaremos as oitivas, onde vamos escutar técnicos, pessoas ligadas a sindicato e a própria população, para que esses depoimentos nos ajudem a contextualizar o relatório ainda mais.”

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Foto: CPI dos Ônibus/Divulgação

Segundo o vereador Garotinho, a escolha pelos pontos a serem visitados baseia-se em reclamações recebidas pela comissão. “A população encaminha essas reclamações, e nós vamos visitar alguns desses locais.”

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A visita a diferentes locais agrega significado ao trabalho de campo da CPI, de acordo com o vereador Wanderson Castelar. Como a ação utiliza-se de uma “metodologia amostral”, a verificação dos veículos é uma “coleta importante” para o relatório final. “É também uma oportunidade de conversar com profissionais e com usuários, e sentir, através do diálogo, a impressão que eles têm do serviço.”

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