A 4ª Região de Polícia Militar (4ª RPM) realizou, nesta sexta-feira (9), a Operação Migro, nas 22 cidades sob sua responsabilidade, que fazem divisa com o Estado do Rio de Janeiro. A ação, que começou às 14h e tinha término previsto para 22h, tem cunho preventivo e pretende evitar que criminosos do estado vizinho migrem para Minas Gerais.
De acordo com o assessor de comunicação da 4ª RPM, o major Jovânio Campos, essa é uma ação complementar, que acontece de forma simultânea nos 22 municípios, já, que desde que começou a intervenção federal no Rio de Janeiro, iniciativas têm sido realizadas com o mesmo intuito, diariamente, nestas cidades.
Na cidade de Rio Preto, por exemplo, que fica cerca de 80km de Juiz de Fora e faz divisa com o Rio, policiais monitoram uma ponte que serve de ligação entre os estados. Aqui no município, as ações aconteceram em todos os trechos da BR-040 que dão acesso à cidade. “Estamos verificando a posse de armas, se as pessoas possuem mandados em aberto, fazendo abordagens a todos os tipos de veículos. Tudo com intuito preventivo”, afirmou o assessor.
“Ações de tropas federais já foram realizadas no Rio de Janeiro e isso em nada impactou a situação da criminalidade em Minas. Até o momento, não houve nenhuma situação de desordem no quadro atual do estado, onde a situação corre de forma tranquila”, avaliou o militar. Segundo ele, a população pode contribuir com informações no disque 181, denunciando pessoas que possam estar escondidas e em atitudes suspeitas.
No último dia 23, as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal realizaram uma série de manobras para fechar o cerco nas divisas e evitar a fuga de bandidos do Rio para Minas. Na ocasião, foram apreendidas três armas de fogo, uma arma branca e abordados 1.806 veículos e 2.843 pessoas, com a prisão de cinco pessoas.