A Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS/JF) confirmou que receberá, nesta quarta-feira (10), a terceira remessa de vacinas contra a Covid-19. A quantidade, entretanto, ainda não foi divulgada. Em transmissão ao vivo na noite desta segunda, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, também informou que ao longo desta segunda a pasta estadual organizou as estratégias de operacionalização e distribuição. O envio da nova carga às 28 Regionais de Minas Gerais será feito entre estas terça e quarta. A partir de quinta-feira, portanto, os municípios já receberão os novos imunizantes.
Com a terceira remessa, o Governo de Minas Gerais dará início, a partir de quinta-feira, à imunização de pessoas com 90 anos ou mais e dos demais profissionais de saúde que ainda não foram contemplados pelas etapas anteriores. No último domingo, um novo lote da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, chegou ao estado. Foram 315,6 mil doses recebidas no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.
Até o momento, a vacinação no estado alcançou os profissionais que atuam em unidades de saúde e idosos e pessoas com deficiência institucionalizados. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Minas Gerais segue o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde e, além de iniciar a vacinação em idosos, a terceira remessa também pretende vacinar mais 6% dos trabalhadores de saúde. Com isso, cerca de 73% deste público terá recebido doses no estado.
‘Todos os mineiros vacinados em 2021’
A expectativa do Governo de Minas, conforme o titular da SES, é que até o fim de 2021 toda a população mineira esteja imunizada contra o coronavírus. Durante a live, Amaral relembrou que, em menos de um mês, o Estado já recebeu mais de um milhão de doses. “Nós acreditamos que vá acontecer uma aceleração na entrega de vacinas (pelo Ministério da Saúde). Há informações que a Fiocruz começará a produzir vacinas no Brasil e que o Butantan aumentará sua produção, mas mesmo que não fosse assim (e continuasse no ritmo atual), até o fim do ano nós já teríamos toda a população mineira vacinada”, declarou. Ainda conforme o secretário, até agosto, todos os grupos prioritários já deverão ter sido vacinados no estado.
A transmissão ao vivo foi gravada. O vídeo pode ser acessado pelo YouTube, no canal do secretário Carlos Eduardo Amaral. Também participaram da live, esclarecendo dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19 em Minas Gerais, o secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, e a subsecretária de Vigilância em Saúde, Janaina Passos.
Campanha
A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no dia 18 de janeiro, quando chegou o primeiro lote de vacinas em Minas. Desde então, três remessas chegaram a Minas Gerais: 577.480 mil doses de Coronavac, 190.500 mil doses de AstraZeneca e mais 87.600 mil doses de Coronavac, entregues pelo Ministério da Saúde no último dia 28. Com a mais recente carga recebida neste domingo, o estado chega a 1.171.180 imunizantes.
De acordo com o Vacinômetro da SES, até as 20h desta segunda, 304.025 pessoas já tinham recebido imunizantes no estado. Em Juiz de Fora, até a manhã desta segunda, de acordo com dados do vacinômetro da PJF, 14.992 pessoas na cidade já receberam doses, sendo 842 idosos em instituições de longa permanência; 821 trabalhadores de saúde de instituições de longa permanência; e 13.329 trabalhadores da saúde.
Segundo a Prefeitura, a imunização dos demais grupos depende da chegada de novas remessas à cidade. Desta forma, a Secretaria de Saúde informou que assim que for notificada pelo Governo estadual sobre a data e o quantitativo de novas remessas, a divulgação das demais etapas de imunização será feita pelo site da PJF.
Início da aplicação da segunda dose
Teve início também a aplicação das segundas doses da vacina para as pessoas dos grupos prioritários que já receberam a primeira dose. De acordo com o Governo, a técnica de Enfermagem do Hospital Eduardo de Menezes, Maria Bom Sucesso Pereira, de 57 anos, conhecida como Cecé, recebeu a segunda dose nesta segunda-feira. Ela foi a primeira pessoa a ser vacinada no estado contra a doença, em 18 de janeiro.
Em Juiz de Fora, as equipes de vacinação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) também iniciaram, nesta segunda, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos trabalhadores da saúde e idosos em instituições de longa permanência que já foram imunizados. O intervalo entre a primeira e a segunda aplicação é de duas a quatro semanas para quem tomou a vacina Coronavac, e de até 12 semanas para o imunizante Astrazeneca. A vacinação na cidade teve início em 20 de janeiro.
Ao todo, a cidade já recebeu 25.393 doses para aplicação da primeira dose. A primeira remessa contabilizou 15.155 (Coronavac), e a segunda, 10.238 (7.900 AstraZeneca e 2.338 Coronavac). Para a aplicação da segunda dose, Juiz de Fora tem disponível 15.155 doses de Coronavac.