Os rótulos foram avaliados por uma comissão de 83 jurados, sendo 34 deles internacionais. O concurso, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de março, é considerado o mais importante da América Latina, um dos cinco principais do mundo e o segundo do mundo em quantidade de rótulos inscritos. Neste ano, a organização informou que mais de 2.800 rótulos foram inscritos para avaliação, com 70% das cervejarias brasileiras enviando produtos para julgamento.
Segundo o diretor comercial da Antuérpia, Saulo Oliveira, as cervejarias brasileiras nunca estiveram em um nível tão elevado de qualidade, o que elevou o nível da competição. Ele considera o resultado obtido pelas marcas juiz-foranas como “histórico”. “Para nós da Antuérpia, ganhar a medalha é uma alegria muito grande, ainda mais quando contamos com mais cervejarias de Juiz de Fora. Vamos trabalhar muito nos próximos anos, mas dificilmente vamos ter um resultado tão bom.”
A Antuérpia Velvet ficou à frente da Cervejaria Mantra (prata), de Belo Horizonte, e da renomada Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto (SP). Na categoria Wood – and Barrel – Aged Dark Beer, a empresa ficou com a medalha de bronze com a Kremilin Reserva, surpreendendo o diretor comercial. “Não esperava, pois é uma categoria bem geral e ampla, de cerveja escura.”
O proprietário da Timboo, Mario Ângelo, não esteve presente na competição e ficou sabendo pelos amigos que acompanhavam no local. “A gente sabe que faz bom um produto, mas é muito satisfatório ter o reconhecimento de técnicos, uma avaliação totalmente imparcial e nacional.”
O sentimento é compartilhado pelo sócio-proprietário do Grizas, Gabriel Menezes Grizendi, que enviou ao concurso cinco rótulos de sua produção. Com sua cerveja Saison Goiaba, a marca superou a Cerveja Combina, de Goiás, e a Cervejaria Quatro Poderes, do Distrito Federal. Segundo Gabriel, a categoria é nova no torneio, o que torna a premiação ainda mais valiosa pela falta de informações sobre o gosto dos jurados. “Fizemos vários testes, e foi excepcional. Foi uma surpresa na hora que saiu.”
Resultado consolida JF no mapa
Na visão dos premiados, o resultado obtido coloca a cidade de vez na rota da cerveja, além de favorecer a entrada desses produtos nas prateleiras de outras regiões. “Isso vai ser importante tanto para trazer o consumidor de cerveja artesanal para cá como também divulgar os produtos daqui para fora. Agora ela é reconhecida nacionalmente. Com o selo na prateleira do mercado, ela vai estar um patamar acima, pois as pessoas procuram as premiadas, o que difere de outros rótulos”, ressalta Gabriel Grizendi.
Para Mario Ângelo, o resultado obtido é a valorização de um trabalho que ele desenvolve há nove anos na cidade, na busca pela qualidade e pelo desenvolvimento técnico. “É o fruto que estamos colhendo hoje. Isso significa que a gente não está em uma ilha, que não estamos separados do resto do país e do mundo, estamos inseridos no mercado nacional e de uma forma segura”, finalizou.