O Viaduto Engenheiro Renato José Abramo, que vai interligar os bairros Santa Teresa e Poço Rico, na Zona Sudeste, deve ser entregue ainda em 2020. A construção ocorre desde 2016, mas os trabalhos entraram em fase de acabamento, que inclui a pavimentação da obra. A conclusão dos trabalhos vai depender apenas de boas condições climáticas, segundo a Secretaria de Obras da Prefeitura de Juiz de Fora (SO/PJF). O Viaduto dos Três Poderes, que fará a ligação entre as avenidas Francisco Bernardino e Brasil, é outro que caminha para o final, com término esperado para o primeiro semestre de 2021.
No caso do elevado do Bairro Poço Rico, restam os trabalhos de pavimentação, que incluem a execução de base e a capa asfáltica; e os acabamentos complementares ao asfaltamento, que são a finalização do passeio, meio-fio e muros. A parte de drenagem, que vinha sendo executada até então, foi concluída recentemente. “O tempo instável mudou negativamente, o que pode atrapalhar um pouco. Mas estamos trabalhando com o que podemos, enquanto o período de chuvas não passa”, discorre o engenheiro fiscal da SO, Júlio Frees.
LEIA MAIS
Chuvas e obras no Poço Rico
As condições meteorológicas não devem favorecer às equipes da pasta municipal durante essa semana, uma vez que pancadas de chuva estão previstas para os próximos dias. A expectativa da SO é que, a partir da próxima semana, os trabalhos sejam retomados no viaduto do Poço Rico. “Com as condições normais de trabalho, havia a possibilidade de encerrar as obras ainda em novembro. Com essa questão das chuvas, esse prazo deve se dilatar um pouco, mas nós vamos inaugurar ainda no ano de 2020, com certeza”, assegura Frees.
As obras do viaduto custaram R$ 13 milhões aos cofres públicos. É esperado que a estrutura possibilite a melhoria do tráfego da Zona Sul à Avenida Brasil, ainda auxiliando nas inundações que atingem a região, de acordo com a SO.
Após o encerramento das obras, fica a critério da PJF a inauguração e a liberação do tráfego. Pode ser o fim de uma espera de quatro anos, uma vez que a construção foi iniciada ainda em 2016. Na época, a expectativa inicial da Prefeitura era que o viaduto fosse inaugurado ainda no primeiro semestre de 2018, mas, naquele mesmo ano, os trabalhos foram paralisados.
Viaduto dos Três Poderes
Outra elevação próxima a ser encerrada, além dessa em obras no Poço Rico, é o Viaduto dos Três Poderes, batizado como Helio Fádel Araujo. As obras de R$ 12 milhões estão em fase de construção da estrutura metálica. “Nós estamos com três vãos já montados, faltando a finalização de apoio dos pilares”, explica o engenheiro fiscal da SO. Um desses vãos, no entanto, é localizado acima da linha férrea, demandando um trabalho mais elaborado. “O vão do meio, que é sobre a linha férrea, terá de ser içado com um guindaste, que é uma estrutura mais complexa”, conta Júlio Frees. Segundo a SO, esse trecho será iniciado apenas em dezembro.
A previsão de entrega do Viaduto dos Três Poderes, segundo Frees, é para até abril de 2021. A estrutura tem 380 metros de extensão, com duas pistas em mão única, no sentido Avenida Brasil. A expectativa é que, no futuro, outra passagem seja erguida na Rua Benjamin Constant, no sentido oposto.
Apesar de ter sido idealizado ainda em 2012, o viaduto tem construção mais ágil em relação ao erguido no Bairro Poço Rico. Licitado em 2019 e com obras iniciadas em dezembro daquele ano, o período total de construção do Viaduto dos Três Poderes deverá ser inferior a 18 meses.