A demanda por matrícula em vaga suplementar em creches do município atraiu 400 famílias interessadas, em Juiz de Fora. Nesta segunda-feira (5), a Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou o processo de matrícula para vagas remanescentes e 400 senhas foram distribuídas. As vagas são para 29 unidades, que contemplam crianças de zero a três anos que ainda não estavam cadastradas no ano passado. As oportunidades foram abertas após a fila de espera para o cadastro regular nas creches ter sido zerada na cidade, conforme afirmou a PJF no último dia 31.
Isso, segundo a Prefeitura, foi o que possibilitou à SE a abertura das matrículas suplementares nesta segunda. A princípio, seriam disponibilizadas apenas 30 senhas, mas a procura surpreendeu e uma longa fila se formou na sede da secretaria, fazendo com que a pasta ampliasse o atendimento.
A técnica em enfermagem Simone Oliveira, acompanhada do filho de 2 anos, chegou no local às 7h da manhã. “A gente está aqui esperando conseguir um lugar. Vi que tinha gente aqui desde às 3 horas da manhã”, diz. A dona de casa Bruna Januário também aguardava pelo atendimento. Ela tem uma filha de 2 anos, e busca vaga em creche pela primeira vez. Quando chegou, às 9h20, muitas pessoas já aguardavam na fila. “Eu dependo dessa vaga até pra conseguir trabalhar. Não dá para sair distribuindo currículo com ela no colo”, diz. No local, a Tribuna apurou que a espera de algumas mães, inclusive com crianças de colo, superava duas horas.
133 vagas em creches preenchidas nesta segunda
Devido à demanda, o atendimento, que estava programado para ocorrer apenas no período da manhã, foi ampliado para o período da tarde. Conforme a SE, foram disponibilizadas 200 senhas para o atendimento nesta segunda e 133 vagas foram preenchidas. Outras 200 senhas foram distribuídas para o atendimento que ocorrerá nesta terça (6), para as pessoas que foram à sede da secretaria. Por esta questão, somente serão atendidos, nesta terça, os que já pegaram senha. Novas senhas serão disponibilizadas a partir da quinta-feira (8), segundo a PJF.
A Prefeitura explicou que esse processo considera as vagas por desistência, mudança de endereço e outras situações em que há a escolha da família em abrir mão da vaga. Nesse caso, a vaga é disponibilizada para outra família, otimizando assim o trabalho e garantindo a oferta de vagas quando possível para quem não fez o cadastro regular. A Prefeitura, no entanto, não divulgou o quantitativo disponível de vagas remanescentes.
A previsão é de que o novo cadastramento para vagas de creche, referente ao ano de 2023, seja disponibilizado na segunda quinzena de outubro seguindo os critérios relacionados ao novo chamamento feito este ano para as creches parceiras.
Outras informações podem ser obtidas neste link ou através do telefone 3690-7721.