Desde o dia 1º de março, Juiz de Fora registrou pelo menos 80 novos casos de dengue, de acordo com o painel de monitoramento de arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Nesta segunda-feira (4), o sistema apontava 1.510 confirmações para a doença na cidade, além de 1.737 suspeitas. O número de óbitos em investigação não sofreu alterações, sendo dois casos em Juiz de Fora.
O número de casos de chikungunya não sofreu alterações no município, que contabiliza cinco suspeitas e quatro confirmações em 2024. Já a respeito da zika, não há casos prováveis ou confirmados.
Em Minas Gerais, o painel mostra um aumento de 8.937 novos casos de dengue em comparação com a atualização anterior, da última sexta-feira (1º), quando o estado havia registrado 135.382 confirmações. Nesta segunda-feira, os casos confirmados da doença em Minas chegavam a 144.319, enquanto as notificações, a mais de 406 mil. No total, 44 óbitos foram confirmados, enquanto 265 seguem em investigação.
Minas também confirmou 26.621 casos de chikungunya e nove óbitos pela doença. Outras 26 mortes estão em investigação. Já em relação à zika, são cinco confirmações no Estado e nenhum registro de óbito.
Mortes por dengue na região
Até o momento, em Barbacena, cidade localizada a cerca de 100 quilômetros de Juiz de Fora, tem um óbito por dengue foi confirmado pela Prefeitura do município. Segundo o documento da SES-MG, há três mortes suspeitas pela doença em Cataguases. Os municípios de Piau e Tocantins têm um óbito em investigação cada.