Ícone do site Tribuna de Minas

CET monitora sistema de vistorias terceirizadas de veículos

VISTORIA Iza Bruna Detran AC
PUBLICIDADE

O serviço on-line para agendamento de vistorias veiculares, terceirizadas em Minas Gerais desde o dia 15 de dezembro, apresentou falhas entre o fim de 2023 e o começo deste ano. Usuários e despachantes que tentaram acessar o sistema não conseguiram concluir o passo a passo até o sorteio das Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV). Com isso, pessoas que pretendiam realizar transferências de veículos nesse período tiveram que deixar de fazer negócios ou adiar seus planos. Matéria publicada pela Tribuna em 29 de dezembro já havia mostrado alguns transtornos diante da novidade em Juiz de Fora, onde há dez ECVs credenciadas. Entre os problemas, longa espera pelo atendimento, demora na finalização do laudo e distância entre o endereço do solicitante e da firma sorteada, até a falta de execução do procedimento.

Questionada novamente pela Tribuna, diante da possível pane no sistema on-line na última semana, a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) – antigo Detran – , ligada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), garantiu que está “monitorando e tratando com prioridade e urgência todas as demandas relacionadas à implantação e estabilização dos serviços prestados pelas ECVs”. Conforme a CET, 545 empresas já estão aptas a realizar as vistorias de identificação veicular, em mais de 170 municípios.

PUBLICIDADE

Já sobre a pane no agendamento on-line, a CET disse que os impactos ocorridos pelas recentes alterações nos sistemas utilizados nas atividades também estão sendo monitorados e tratados junto às empresas de tecnologia. “Bem como o desempenho e qualidade do atendimento realizado pelas ECVs está sendo monitorado e registrado para que as devidas medidas e correções necessárias, decorrentes das apurações em andamento, ocorram a contento.”

PUBLICIDADE

O Governo de Minas argumentou que o objetivo do credenciamento de empresas terceirizadas é beneficiar a população com ampliação da oferta, melhoria da qualidade do serviço, além de propiciar, de maneira direta e indireta, a geração de novos postos de trabalho e de desenvolvimento em todo o estado. A medida também liberou policiais civis para a investigação de crimes, uma vez que eram eles que realizavam as vistorias pelo Detran.

Para rebater as críticas nesse começo de operação, a CET reafirmou que “a qualidade e segurança das atividades realizadas estão asseguradas, por meio do monitoramento das atividades realizadas pelas ECVs”. A Coordenadoria também mantém canal de atendimento ao cidadão no site www.transito.mg.gov.br, para registro de denúncias, reclamações, sugestões e elogios. Dúvidas ainda podem ser tiradas pelo LigMinas 155.

PUBLICIDADE

Como agendar a vistoria?

Para solicitar a vistoria, deve-se acessar o site www.transito.mg.gov.br e preencher o formulário eletrônico, que vai gerar um Documento de Arrecadação Estadual (DAE). “Após realizar o pagamento do DAE, o usuário deverá aguardar a compensação bancária para solicitar o agendamento da vistoria. Caso ele opte por pagar por meio do PIX, o valor será compensado instantaneamente, e ele já poderá solicitar a vistoria em seguida.”

Já a marcação é feita na aba “Veículos”, no mesmo site, clicando em “Agendamento de vistorias nas ECVs”. Após preencher o formulário eletrônico, o sistema de distribuição randômico irá direcionar o cidadão a uma ECV, com opções de dias e horários. Ao fim da vistoria, é preciso agendar o atendimento na UAI para apresentar o laudo e os demais documentos necessários.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile