A partir desta segunda-feira (3), a Zona Norte de Juiz de Fora irá contar com mais um serviço de rede escolar. A Creche Municipal Almerinda da Silva Hora foi inaugurada nesta manhã e fica localizada na Rua Sebastião dos Reis, número 220, no Bairro Nova Benfica. No total, serão oferecidas cerca de 188 vagas para quem estava na fila de espera. O equipamento irá funcionar em período integral, atendendo crianças de até 3 anos.
Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com a inauguração da nova creche, a Secretaria de Educação passa a contar com 46 creches para atender 5.542 crianças. No ano passado, o número de alunos matriculados nas instituições infantis era de 4.685. A secretária de Educação (SE), Nádia Ribas, afirmou que todas as crianças que estiverem cadastradas em creches desde o final do ano passado estarão matriculadas este ano. Durante o evento, a prefeita Margarida Salomão (PT) anunciou a inauguração de outras três creches nos bairros Guaruá, Igrejinha e São Geraldo.
“A criança que está satisfatoriamente letrada aos oito anos é a criança que foi na creche e na escolinha. Então nós precisamos garantir que toda criança de Juiz de Fora vá para creche e para a escolinha. Neste momento, isso aparece como um alívio para as mães, daqui a 15 anos, isso vai aparecer nas listas de quem foi aprovado na universidade. Essa é a diferença”, disse a prefeita em seu discurso.
Conforme a PJF, essa é a maior creche construída por meio do programa Proinfância em Juiz de Fora, são 2.400 metros quadrados de terreno e 1.400 metros quadrados de área construída. As obras foram concluídas através de recursos federais e do tesouro municipal, atingindo o valor de R$ 2.429.022,13.
Homenagem a Almerinda da Silva Hora
O projeto de lei que determinou a criação da instituição destaca que o nome escolhido foi uma homenagem a Almerinda da Silva Hora, “mulher negra, militante política e reconhecida liderança comunitária da região Norte”, conforme o texto.
Uma placa em homenagem à Almerinda da Silva Hora, que dá nome a instituição, foi entregue das mãos da prefeita Margarida Salomão à Eugênia Lúcia Siqueira da Silva, sobrinha da homenageada.
“Se a gente fosse resumir a Dona Almerinda em uma palavra, nós diríamos que é “legado”. A Dona Almerinda, que tanto fez pela Zona Norte, por todos os bairros, lutou como mulher negra num tempo em que as coisas não eram fáceis”, afirmou a sobrinha da homenageada. A história de Almerinda com a política começou ainda criança, quando ajudava o avô Gabriel Matias Barbosa a cadastrar mulheres para votar, direito conquistado apenas em 1932. “Eu entrei para a política porque achava que a mulher tinha que ter direito”, conta.
Cronograma de matrículas na nova creche
A SE realiza a matrícula das crianças por meio de um cronograma, listado abaixo, para o preenchimento das 188 vagas:
– As famílias interessadas que realizaram o cadastro das crianças, ano passado, e que moram na região, têm até o dia 5 de abril para realizarem as matrículas na própria creche;
– Caso haja vaga disponível, as famílias interessadas das crianças que realizaram o cadastro e não são da região, têm entre os dias 10 e 14 de abril para realizarem as matrículas na própria creche;
– Caso haja vaga disponível, as famílias interessadas das crianças que não realizaram o cadastro ano passado, têm entre os dias 17 e 20 de abril para realizarem as matrículas na própria creche;
– Caso haja vaga disponível, a partir do dia 24 de abril, os interessados poderão procurar a sede da SE para pleitear uma vaga.
– Todas as matrículas serão realizadas por ordem de chegada.