IPTU 2026: prazo para pagamento à vista termina nesta segunda

Mesmo com reclamações de contribuintes, prefeitura afirma que não deve estender prazo


Por Bernardo Marchiori

02/02/2026 às 18h52

Os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2026) têm até o fim desta segunda-feira (2) para fazer o pagamento à vista, com 10% de desconto.

Desde 9 de janeiro, os contribuintes do município podem acessar os carnês, que ficam disponíveis no sistema IPTU Online – o mesmo adotado no último exercício. Contudo, desde então, muitos moradores de Juiz de Fora relataram situações de aumentos expressivos nos valores do imposto.

A prefeita Margarida Salomão (PT) publicou, no fim de dezembro do ano passado, dois decretos – um deles revogado – que alteravam os valores do IPTU na cidade. Diante dos problemas relatados por contribuintes, a Tribuna questionou à Prefeitura de Juiz de Fora se a gestão considera estender o prazo de pagamento à vista. Foi informado que, até o momento, não há previsão de prorrogação.

O pagamento também pode ser feito de forma parcelada em até dez vezes nas mesmas condições dos anos anteriores, sem desconto. Neste caso, as parcelas vencem todo dia 20 mensalmente, a partir de março.

Cerca de 1,2 mil reclamações referentes ao IPTU 2026 até o momento

Em 22 de janeiro, foi publicada uma nova portaria que simplifica o acesso dos contribuintes ao sistema de Reclamação Contra o Lançamento (RCL) do IPTU 2026. Com a atualização, o pedido de revisão pode ser feito de forma presencial ou virtual, com menos exigências técnicas e documentais e com prazo definido para a análise do material apresentado.

O contribuinte deve protocolar a solicitação até o vencimento da primeira parcela, em 20 de março. Para quem optar pelo pagamento à vista com desconto, o prazo vai até 2 de fevereiro. Enquanto o processo estiver em análise, a cobrança do imposto fica suspensa. Para assegurar o desconto de 10% no pagamento à vista, o contribuinte deve quitar o tributo e só depois contestar a cobrança, conforme explica a PJF por meio da Secretaria de Fazenda.

Segundo a Prefeitura, foram registradas, até o momento, 1,2 mil Reclamações Contra Lançamento e Reclamações Contra Pagamento.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.