Ícone do site Tribuna de Minas

Com presença de ministro, viaduto Hélio Fádel Araújo é inaugurado em JF

inauguracao viaduto helio fadel by fernando priamo
Familiares de Hélio Fádel Araújo estiveram presentes na inauguração do viaduto; ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou importância do trabalho do arquiteto para a cidade e para o país (Foto: Fernando Priamo)
PUBLICIDADE

Nove anos após ser anunciado, o Viaduto Hélio Fádel Araújo foi inaugurado nesta quarta-feira (1º) em Juiz de Fora. A cerimônia simbólica contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que, na ocasião, mencionou que estão sendo feitos os encaminhamentos para a construção de um outro elevado na região, o viaduto da Rua Benjamin Constant, que formará um binário com a obra inaugurada nesta quarta.

“Essa obra é super importante para a mobilidade urbana e resolve um conflito ferrovia-cidade. Isso garante a segurança dos motoristas e usuários. Esse viaduto faz parte de um convênio que começou em 2012 e representava a construção de oito obras viárias: três pontes e cinco viadutos. Esta é a sexta entrega deste conjunto. Faltam dois viadutos que serão feitos na sequência, o viaduto Mariano Procópio e o viaduto Benjamin Constant”.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: Plano de investimentos da MRS prevê cinco novos viadutos para Juiz de Fora

PUBLICIDADE

Também em sua fala, o ministro homenageou a família do arquiteto Hélio Fádel Araújo e ressaltou a importância do trabalho do arquiteto para a cidade e o país. “É muito bom inaugurar uma obra que leva o nome de Hélio Fádel, que é um recordista de certificado de responsabilidade técnica no CREA. Fez muitas obras, e como engenheiro tenho que fazer essa justa homenagem”, destacou. Familiares do arquiteto homenageado estiveram presentes na cerimônia.

Na ocasião, a prefeita Margarida Salomão (PT) destacou a obra como uma intervenção importante para a mobilidade urbana da cidade. “Quero agradecer ao ministro e ao DNIT pela parceria em uma obra tão importante, que, inclusive, não é apenas um viaduto, é uma grande intervenção nessa região de Juiz de Fora, que merece ser bem tratada e valorizada. Nós, inclusive, já garantimos espaço para a passagem dos pedestres. É uma obra como a gente quer, que seja um padrão de todas as obras que ainda iremos fazer”, destacou.

PUBLICIDADE

Viaduto

A construção viária inaugurada nesta quarta vai ligar a Avenida Francisco Bernardino e a Avenida Brasil, na região central, sem interferência da linha férrea. A obra é fruto de parceria entre o Governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e da Prefeitura de Juiz de Fora, e tem o objetivo de eliminar a travessia em nível do trecho urbano que cruza a ferrovia no local, pretendendo aumentar a segurança do tráfego entre veículos urbanos, trens e pedestres.

LEIA MAIS: Ministro fala sobre nova concessão da BR-040 e sinaliza solução para a 440

PUBLICIDADE

Apesar da inauguração ter ocorrido nesta quarta, o fluxo de veículos será liberado apenas na próxima segunda-feira (6), segundo a PJF, devido à necessidade de realizar “ajustes operacionais” ao longo dos próximos dias. O viaduto terá fluxo em mão única da Avenida Francisco Bernardino em direção à Avenida Brasil, onde irá “desaguar” o trânsito. Os motoristas que passarem pela Rua Floriano Peixoto terão acesso ao viaduto, uma vez que a via já passou a contar com duas pistas de circulação, a partir da Rua Hipólito Caron, para facilitar a passagem pela nova estrutura viária.

O secretário de Mobilidade Urbana (SMU), Fernando Tadeu David, destacou à Tribuna que a inauguração do viaduto trará benefícios tanto a usuários de veículos e do transporte público quanto para pedestres. “O primeiro benefício é com relação à fluidez no trânsito. Todo entorno do viaduto foi trabalhado de forma a ajudar a fluir o trânsito no próprio viaduto. A Avenida Francisco Bernardino (agora) tem um acesso facilitado pelas duas pistas da direita para acessar o viaduto. A Rua Floriano Peixoto também, em função das duas pistas de rolamento que conseguimos trazer desde lá da Avenida Rio Branco até a Francisco Bernardino”, avalia.

Na avaliação do secretário, a Avenida Getúlio Vargas, depois da readequação, teve melhora sensível no trânsito. “Tudo isso proporciona uma facilidade maior para transitar, com menos gargalos de trânsito”, diz. Conforme o titular, estudos da SMU apontam que a inauguração da obra poderá impactar na redução, em cerca de dez minutos, no trajeto Centro – Zona Norte, no tráfego de veículos.

PUBLICIDADE

Viaduto Benjamin Constant

A próxima intervenção rodoferroviária a ser realizada no município deverá ser a do chamado viaduto da Rua Benjamim Constant, cujo edital de licitação está previsto para ser lançado ainda este ano, conforme afirmou a prefeita Margarida Salomão à imprensa após o evento.

Margarida Salomão afirmou que ministro autorizou a obra do viaduto da Benjamin Constant, cujo edital de licitação deve ser lançado até o final do ano (Foto: Fernando Priamo)

“O ministro me disse que já autorizou a obra da Rua Benjamin Constant. Vamos lançar o edital de licitação até o fim do ano. Estamos com tudo pronto para fazer isso. Ainda é necessário fazermos duas desapropriações, uma delas é de uma área do estacionamento do Supermercado Bretas. E essa obra vai ser um binário com esse viaduto Hélio Fádel, melhorando ainda mais a mobilidade Centro – Região Leste”.

Manifestações

PUBLICIDADE

A inauguração do viaduto não passou longe de manifestações político-partidárias. Manifestantes pró e contra o Governo Margarida estiveram presentes. A maioria, entretanto, era formada por bolsonaristas, que proferiram vaias, atrapalhando o discurso da prefeita. Na maior parte do evento, os manifestantes gritavam palavras de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e saudavam o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Ponte da Leopoldina é reaberta para passagem de pedestres

A Ponte da Leopoldina, localizada nas proximidades do novo viaduto, foi reaberta para passagem de pedestres, também nesta quarta. A ponte faz conexão entre as margens do Rio Paraibuna. Além de facilitar o acesso dos pedestres no dia a dia, o objetivo da PJF é valorizar o espaço e resgatar o simbolismo histórico do local.

Manifestantes pró e contra o Governo Margarida marcaram presença na solenidade (Foto: Frnando Priamo)

O Programa Boniteza, sob coordenação da Secretaria de Governo (SG), promoveu a revitalização da passagem de pedestres e realizou a abertura de novos canteiros, o aumento da extensão da grade de proteção, a instalação de nova iluminação, o plantio de mudas e a pintura da estrutura.

Sair da versão mobile