A disputa pela reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora deve ganhar um novo nome. O professor Flávio Takakura, do Departamento de Física, confirmou que será candidato. Antes, as possíveis chapas eram aquelas encabeçadas pela vice-reitora Girlene Alves da Silva, representante da atual administração do reitor Marcus David, e pelo diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Lyderson Facio Viccini.
Segundo Takakura, ele faz parte de uma chapa com nomes que já trabalharam nas gestões do professor Henrique Duque e da atual prefeita Margarida Salomão, além de profissionais que ainda não participaram de nenhuma gestão. “Essa é uma decisão de um grupo que discorda da forma que a Universidade está sendo gerida”, disse Flávio, à Tribuna, ao justificar a candidatura.
As chapas precisam se inscrever para disputar o pleito nos dias 11 e 12 de setembro. Já o início das campanhas deve acontecer a partir do dia 13 do mesmo mês. Seguindo o calendário eleitoral divulgado pela UFJF, a previsão é de que a votação do primeiro turno para reitoria da UFJF no quadriênio 2024-2028 ocorra nos dias 18 e 19 de outubro, de forma presencial, nos campi de Juiz de Fora e no de Governador Valadares.