Foi identificado em Paris o primeiro caso de um cachorro infectado pela varíola dos macacos. Um casal, que estava infectado, transmitiu a doença após eles dormirem na mesma cama.
O casal teria sido diagnosticado com a doença no começo de junho, sendo que depois de 12 dias dos sintomas terem iniciados, o cachorro de raça galgo italiano, de 4 anos, teria também a começado a apresentar sintomas, incluindo o aparecimento de lesões mucocutâneas e pústulas abdominais, de acordo com um artigo do jornal The Lancet. O cachorro passou por testes que confirmaram ser o mesmo tipo de varíola dos seus donos.
LEIA MAIS
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recentemente atualizou a página sobre a varíola dos macacos em animais, reconhecendo que cachorros também podem ser infectados pelo vírus. Além disso, o Centro diz estar aprendendo sobre quais outros animais poderiam ser infectados também, como répteis, anfíbios e aves.
Assim, o Centro explicou que os animais também poderiam infectar humanos, através de abraços, carinho, beijos, compartilhar alimentos e locais de dormir. Eles recomendam que os donos dos animais evitem o contato próximo com eles, caso os donos estejam com a doença. Os animais que tiveram contato com humanos que tinham os sintomas da varíola devem ser mantidos em casa e longe de animais e pessoas por 21 dias.