Ícone do site Tribuna de Minas

Fazendo arte de comer

PUBLICIDADE

Tá  na moda dizer que “isto” ou “aquilo” é artesanal. Mas quando se trata de gastronomia, só merece o título aquilo que é feito 100% pelas mãos de quem produz, valorizando a singularidade de cada criação e, consequentemente, dotando-a de sabores e apresentações peculiares, normalmente pensados com muito mais carinho. De bolos a massas, passando por pãezinhos e outras delícias, Juiz de Fora tem um mercado amplo de comidinhas artesanais que podem ser feitas por encomenda ou adquiridas em pontos específicos. No roteiro desta semana, selecionamos quatro produtores dentre os muitos deste crescente mercado, com opções diferentes de delícias feitas artesanalmente.

 

PUBLICIDADE

Basílico

PUBLICIDADE

Feitas em processo completamente artesanal, as massas do Basílico têm como base uma mistura de farinhas, sendo uma delas a sêmola de grano duro, parte mais nobre do trigo e que contém a maior parte das proteínas. Por causa deste ingrediente, a massa fica mais resistente e elástica depois do cozimento,chegando ao famoso e desejado cozimento “al dente”. Leve e saborosa, ela pode ser adquirida como talharim ou farfalle (gravatinha). Como massa não se come pura, também são produzidos pestos, o tradicional de manjericão e o de tomate seco. Quer mais? Tem molhos artesanais de tomates frescos e uma incrível caponata de berinjela, que leva também cebola caramelizada, pimentão vermelho, passas e azeitona preta.

Feira do São Mateus (Praça Jarbas de Lery) – sábados, das 9h às 14h
(32) 98834-6754

PUBLICIDADE

Casa de Julieta

Sabor, visual e capricho com detalhes. Todas as criações da Casa de Julieta são cuidadosamente preparadas e decoradas, moldadas, enfim, embelezadas. No cardápio, constam as mais variadas delícias: cupcakes, bolos, bombons, pirulitos, pães de mel, bem-casados e opções criativas, como o porta-retrato completamente comestível e doces com temas diversos: super-heróis, personagens, ocasiões… é só pensar em um mote que a Casa de Julieta dá forma e sabor a ele. Com a proximidade dos festejos de fim de ano, uma boa pedida são os biscoitinhos típicos e decorados com motivos natalinos, que dão uma bossa no visu e no paladar da ceia.

PUBLICIDADE

Encomendas:3017-7789 e 99969-7789

 

Maria Xicrinha

PUBLICIDADE

Mineiro que é mineiro curte bem uma comidinha gostosa para a hora do café – seja qual for o horário do dia. As delícias da Maria Xicrinha são ideais para este momento sagrado da mineiridade, com pães, biscoitinhos e bolos artesanais, feitos com ingredientes frescos e selecionados, preferencialmente produzidos na região. Queijo, ovo, leite, farinha (integral e comum), passas, semolina, aveia, fubá de moinho de pedra, manteiga, óleo de girassol, açúcar mascavo, açúcar de coco, especiarias… tudo isto e outros ingredientes viram as criações da empresa, que monta estandes em eventos e aceita encomendas. Dica: O pãozinho integral com recheio de pesto é superleve, saboroso e saudável!

Encomendas: 99932-4554

Ney Martins

Tudo, tudinho no ateliê de Ney Martins é tão artesanal quanto pode ser. Das geleias de frutas feitas no fogão a lenha aos belíssimos bolos, delicadamente preparados, montados e confeitados, tudo é produzido manualmente por Ney, que trabalha com eventos e encomendas. A produção do chef também tem doces clássicos de frutas, pães, tortas salgadas e doces, bem-casados, rocamboles e outras delícias mil, sempre embaladas e/ou apresentadas com muito bom gosto e criatividade.

PUBLICIDADE

Encomendas: 98816-9239

Sair da versão mobile