Ícone do site Tribuna de Minas

Combinação cítrica para o Ano Novo

drink ano novo
drink ano novo
Drink Rayka é a sugestão de Daniel Iucrav para o Ano Novo (foto: Natália Elmor/Divulgação)
(foto: Natália Elmor/Divulgação)
PUBLICIDADE

Último dia de um ano embriagado. A bebida está oficialmente liberada para iniciar a comemoração da passagem de 2021 para 2022. Ainda dá tempo de pensar nos drinks para brindar o Réveillon. Para ajudar nessa labuta gostosa, Daniel Iucrav, barman do Muzik, ensina a fazer o drink Rayka: “um drink bem simples, extremamente refrescante e com a cara do verão. Um drink que qualquer pessoa pode fazer em casa para brindar com a família”. Daniel criou o coquetel exclusivamente para o bar O Pezinho, de Ubá. Agora, ele divide com os leitores, especialmente para a data e, porque não, para o resto do verão ensolarado.

Para Daniel, o mundo do drink é um universo de infinitas possibilidades. Quando começou, em 2013, não imaginava o que era, afinal, estar atrás do balcão. Executar só as receitas clássicas talvez não dê a dimensão das diversas formas de criar uma bebida que pode ter inúmeros gostos, noção que ele veio a ter em 2015, depois de fazer um curso de coquetelaria. É mesmo um universo aberto que só a criatividade e a prática podem encaminhar à direção da descoberta. O processo dele, por exemplo, é de testar, brincar com os cheiros e as sensações. “É muito erro para acertar um”, ele revela. Alguns outros são fora da curva: simplesmente acontecem.

PUBLICIDADE

Para aqueles que vivem da noite – e não só eles -, a pandemia foi dolorosa. Com as casas fechadas, o exercício ficou defasado. Com esse retorno, os estabelecimentos puderam repensar várias coisas, inclusive o cardápio de comidas e drinks. Daniel foi convidado a reformular a carta d’O Pezinho e também do Pico Bar, em Santa Rita do Sapucaí. Lá em Ubá, trabalhando, quis brincar com três cítricos: a laranja, a tangerina e o maracujá. A mistura deu certo e, logo depois, começou a pensar no destilado que combinaria com os três. Veio a ser o gin, e se transformou em Rayka.

PUBLICIDADE

Essa combinação, com muito gelo e a laranja enfeitando, tem o charme e o frescor do Réveillon. A data merece ser marcada para arriscar nas degustações. Tão fácil de fazer, a diversão reside na brincadeira para servir nos copos ou nas taças. A receita que Daniel disponibilizou serve uma pessoa. Saúde!

(foto: Natália Elmor/Divulgação)

Drink Rayka

Por Daniel Iucrav

PUBLICIDADE

Ingredientes

50ml de gin
25ml de maracujá
25ml de xarope de tangerina
Laranja
Gelo

PUBLICIDADE

Modo de preparo

Em uma coqueteleira, coloque primeiro o gelo, depois o gin, o maracujá e o xarope. Balance até que todos os ingredientes se misturem. Transfira para o copo. Fatie a laranja em partes pequenas e enfeite o copo com meia rodela. Sirva em seguida.

Leia também: Ano Novo: da avó para a família toda

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile