Foi aberto na semana passada o primeiro bar de Juiz de Fora exclusivamente pensado para veganos e vegetarianos. O Seiva Public Beer (@seivapublicbeer), que fica na Rua Manoel Bernardino 61, no São Mateus, é a continuidade de uma lanchonete, que tinha a intenção de produzir os famosos “podrões”, mas completamente vegetais. Pode-se dizer que tudo isso começou há 70 anos, quando o avô de Lucas Elias, um dos responsáveis pelo Seiva, saiu de Pernambuco para se casar em Barbacena.
Lucas explica essa história: desde que seus avós se conheceram eles são vegetarianos. E isso passou de geração em geração. “Nós somos vegetarianos há praticamente 70 anos. A família toda é zero carne.” Alguns integrantes da família, inclusive, já são veganos ou estão no processo de transição. Acostumados com a dificuldade de comer fora de casa, eles cresceram em volta do fogão aprendendo as receitas. Já grande, querendo frequentar os bares, Lucas continuou tendo problemas para encontrar um cardápio diverso e, quando encontrava, ficava com receio da contaminação cruzada.
Por isso queria fazer um bar, com cerveja gelada e um cardápio que recrie os petiscos clássicos, mas todos vegetais. A proposta de Lucas, que começou o negócio com sua mulher e hoje tem mais um sócio que também se tornou vegetariano, é que o espaço seja atrativo, também, àqueles que ainda comem carne. Ele garante que as comidas são até melhores. O dadinho de tapioca, no Seiva, é o Dadinho de Uai Tofu. Que, de acordo com ele, é acessível, fácil de fazer e tem um toque do chef.
Dadinho de Uai Tofu
Por Lucas Elias
Ingredientes
1 peça de Uai Tofu frescal
500g de farinha de trigo
100g lemon pepper
Pitada de pimenta calabresa
Sal a gosto
Água com gás
Farinha panko
Modo de preparo
Corte em cubos o Uai Tofu frescal. Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo e tempere com lemon pepper, pimenta calabresa, sal e outros temperos que forem do seu agrado. Jogue um pouco de água com gás nessa mistura até fazer uma “gominha”. Role os cubinhos de Uai Tofu frescal nessa farinha. Em um outro recipiente, coloque farinha panko. Role os cubinhos na farinha panko. Em óleo quente e fogo baixo, frite esses dadinhos até ficarem dourados.
Leia também: Café em nome do pai e do filho