Letícia Petindá não conheceu a avó materna. Apesar disso, vive resquícios das histórias contadas pela família. Ela fala que a avó cozinhava tudo em uma época difícil, com pouco acesso a receitas. Até requeijão fazia. Vivendo isso, a mãe de Letícia, Ana Cláudia Moreira, e a tia, Mônica Moreira, seguiram a linha e tomaram posse do trabalho culinário. As reuniões de família eram comandadas pela dupla. Como uma sucessão, já com 13 anos, Letícia decidiu que queria fazer gastronomia. “Eu sempre fui curiosa na cozinha. Comprava cadernos de receita em mercado e tudo”, assume. Nova ainda, com 18 anos, ela assumiu a cozinha do bar Muzik enquanto cursava nutrição.
Como praticamente chefiava uma cozinha, ela diz que teve a liberdade que precisava para desbravar esse mundo logo cedo. Com o tempo, foi fazendo outros cursos e assumindo outros estabelecimentos. Mas desde nova tinha interesse em ter um negócio próprio, “ser feliz fazendo algo para mim”. A amostra que teve foi já aos 15 anos, fazendo quiche para a mãe vender na faculdade de contabilidade, apesar de não ter tanta noção de que isso também era empreender.
Letícia, Ana Cláudia e Mônica se divertem na cozinha. “Nosso dia de folga é cozinhando. Vê se pode?”, brinca. Para conseguir ter sua marca e, ao mesmo tempo, estar com a família, ela teve a ideia de montar um cardápio para fazer festas. A ideia era fugir “do gosto de farinha e que o que sobressaísse fosse o gosto do salgado”. Isso foi sendo feito até chegar a pandemia. Agora, as três têm o Butiquim em Casa (@butiquimemcasa). A proposta é levar a deliciosidade das mesas dos bares para a mesa de casa.
Letícia fica responsável pelas receitas e pelas técnicas. Ana Cláudia pela produção e controle. Mônica também pela produção e compra dos produtos. Mirando a coxinha, um patrimônio brasileiro, elas apostaram em três receitas diferentes para a competição do Seu Mercado, que aconteceu até o último domingo. Elas montaram o Trio Maravilha, com coxinha de costela bovina cozida na cerveja preta, coxinha de frango com catupiry e coxinha de camarão com catupiry empanada na tapioca, e ganharam a competição do júri popular. Confira as três receitas:
Coxinha de costela bovina cozida na cerveja preta
Por Letícia Petindá
Ingredientes do recheio
1kg de costela bovina
4 dentes de alho picados
2 cebolas média picada
1 lata de cerveja preta
1 colher de manteiga
Sal a gosto
Modo de preparo
Bata no liquidificador uma cebola e o alho. Envolva toda a costela no tempero e coloque na panela de pressão juntamente com a cerveja preta. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo. Limpe a costela retirando as gorduras, desfie e refogue na manteiga com a outra cebola.
Ingredientes da massa
1/2 copo de leite
1/2 copo de caldo da costela
1 copo de farinha de trigo
1 colher generosa de manteiga
Sal a gosto
Modo de preparo
Ferva o leite, o caldo da costela, a manteiga e o sal. Adicione a farinha e mexa até envolver toda a massa e ficar homogênea.
Montagem
Abra uma porção da massa na mão, recheie com a costela, feche em formato de coxinha e empane no ovo e depois na farinha Panko ou de rosca. Frite em óleo quente.
Coxinha de frango com catupiry
Ingredientes do recheio
1 peito de frango
4 dentes de alho picados
1 cebola média picada
4 folhas de louro
Sal a gosto
Requeijão em barra
Modo de preparo
Doure o frango na panela com óleo. Depois cozinhe o peito de frango com alho, cebola, louro e sal. Desfie.
Ingredientes da massa
1/2 copo de leite
1/2 copo de caldo de frango
1 copo de farinha de trigo
1 colher generosa de manteiga
Sal a gosto
Modo de preparo
Ferva o leite, o caldo do frango, o sal e a manteiga. Adicione a farinha e mexa até envolver a massa e ficar homogênea.
Montagem
Abra uma porção da massa na mão, recheie com o frango desfiado e tiras de catupiry, feche em formato de coxinha e empane no ovo e depois na farinha panko ou de rosca. Frite em óleo quente.
Coxinha de camarão com catupiry empanada na tapioca
Ingredientes do Recheio
Camarões médios limpos e selados no azeite
Sal a gosto
Requeijão em barra
Ingredientes da massa
1/2 copo de leite
1/2 copo de caldo do camarão
1 copo de farinha de trigo
1 colher generosa de manteiga
Sal a gosto
Modo de preparo
Ferva o leite, o caldo do camarão, o sal e a manteiga. Adicione a farinha e mexa até envolver toda a massa e ficar homogênea.
Montagem
Abra uma porção da massa na mão, recheie com camarões envolvidos no catupiry, feche em formato de coxinha e empane no ovo e depois na tapioca granulada. Frite em óleo quente.
Leia também: Aprenda a fazer a Surpresinha mineira