Ícone do site Tribuna de Minas

Caldo de abóbora: ‘Arriscar e fazer’

caldo de abóbora
PUBLICIDADE

“Tempero é a alma da cozinha”, acredita Júlia Bastos, a psicóloga que, com a pandemia, se viu dentro da cozinha fazendo petiscos e caldos no bar do marido, Felipe Zaka – responsável também pelos hambúrgueres feitos na churrasqueira com nomes de super-heróis e pelo nome que o bar carrega. Com as medidas de isolamento e com a necessidade de ter a equipe da cozinha só de manhã para o almoço, Júlia precisou se dedicar àquilo que fazia para se distrair: “eu sempre falava que queria cozinhar, porque me relaxava. Agora, virou minha função”. No Borboleta, bairro onde o Zaka’s Gastro Beer (@akasgastrobeer) funciona, faz frio. Aliás, Juiz de Fora toda esfriou. Por isso, um caldo cai bem, especialmente no final de semana. Hoje, ela ensina o caldo de abóbora com gorgonzola, feito com ajuda da mãe, para esquentar este outono.

PUBLICIDADE

Ela aprendeu a fazer o caldo com uma cozinheira amiga, que deu os primeiros toques. Depois, foi incrementando outras coisas. Ele é feito com alho e cebola mesmo, picados e refogados, nada industrializado, para dar o gosto. Ela fala que “é comida de boteco, mas com gosto de comida de casa”. Apaixonada por queijos, Júlia usa o gorgonzola puro, misturado no creme de leite, para dar o sabor forte e verdadeiro de que tanto gosta. O segredo, de acordo com ela, é ter atenção com o sal, exatamente por causa do gorgonzola.

PUBLICIDADE

Nesse novo mundo, Júlia conta que descobre muita coisa e, claro, arrisca também para não ficar presa a modelos e receitas. É, mesmo, “arriscar e fazer”. Com o apoio da sogra e da mãe, que, inclusive, gostam muito de cozinhar, ela consegue lidar com a jornada dupla de trabalho fora e dentro de casa, com o filho de três anos, já que tanto ela, quanto Felipe, ficam o dia todo fora, dedicados ao empreendimento. Mas, ainda assim, ela conta que consegue enxergar um lado bom nesse momento da vida dela, com a possibilidade de se reinventar em uma nova função.

Júlia, então, assina a receita de hoje, do caldo de gorgonzola que quase não tem erro e faz sucesso no Zaka’s, principalmente nessa época, em que as temperaturas baixam e o gosto de comida quente vem à boca. Bom para arriscar, fazer e esquentar.

PUBLICIDADE

Caldo de abóbora com gorgonzola

Por Júlia Bastos

Ingredientes:
1 abóbora japonesa média (cerca de 1kg)
400g a 500g de gorgonzola (3 fatias inteiras)
Queijo parmesão ralado (opcional)
2 latas de creme de leite
Alho e cebola (ralados ou batidos) a gosto
Água (para ferver a abóbora)
Manteiga

PUBLICIDADE

Modo de preparo:
Corte a abóbora em pequenos pedaços. Junte a água e ferva até que esteja bem cozida. Bata a abóbora no liquidificador até que fique um creme homogêneo. Em uma panela grande, refogue o alho e sal na manteiga e despeje o creme da abóbora. Em seguida, acrescente aos poucos o gorgonzola cortado em cubos e o creme de leite. Mexa bem até que se dissolva todos os ingredientes. Descanse com forno desligado por, mais ou menos, 5 min para que fique com a consistência ideal. Salpique o parmesão por cima e se delicie! Se preferir, pode acrescentar sal. Eu prefiro ajustar o sabor com gorgonzola e parmesão por cima.

Leia também: Tilápia e mandioquinha: combinação irresistível

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile