Há 25 anos, O Cachorrão surgiu como uma lanchonete. O carro-chefe da casa era sugestivo: o cachorro-quente. Daí veio o nome. Hoje, o restaurante cresceu, não serve mais lanches, mas mantém a tradição de comida boa e farta. Localizado na Rua José Teixeira Silva 47 – Cidade do Sol, o restaurante recebe não apenas o público da Zona Norte, mas também de toda a cidade.
De acordo com o sócio-administrador, Ricardo Damião, com três andares e funcionamento de segunda a domingo, das 11h às 15h, O Cachorrão possui uma das maiores estruturas da região. “A gente serve aquele cliente que é nosso parceiro há mais de 20 anos e também aquele que está de passagem na cidade, à procura de uma comida boa e com preço justo. Tem gente que vem de outros bairros para almoçar aqui.”
Um self-service sem balança com pratos premiados, o restaurante é tricampeão do JF Sabor e, para receber o Receita de Família, preparou a costelinha com polenta de mandioca, prato vencedor da edição de 2024. A receita é do chefe Mirangelo Timponi e apresenta uma releitura das polentas italianas servidas com assados, adaptando o tradicional prato à cultura mineira. O prato consiste em uma costela suína assada lentamente em fogo de lenha, sobreposta em uma polenta de mandioca com queijo canastra e finalizada com um barbecue de goiabada flambada na cachaça.
Um negócio de família
O Cachorrão começou com o pai de Ricardo, Sebastião Gonçalves de Paula, chefe de cozinha que decidiu abrir o restaurante como uma forma de seguir na profissão. O negócio deu tão certo que hoje Ricardo, os irmãos e a mãe trabalham no ramo, com foco na comida mineira e caseira.
“A gente começou com uma portinha e foi aumentando o negócio. Hoje somos o maior da Zona Norte e um dos maiores da Zona da Mata. Nós buscamos dar continuidade ao trabalho do meu pai, ao sonho dele, ao que aprendemos com ele. É seguir com essa tradição”, afirma Ricardo.
Costelinha com polenta de mandioca d’O Cachorrão
Costela
Marine a costela com alho, sal, cebola e ervas. Asse em fogo a lenha em um processo lento para não perder a suculência do corte suíno.
Polenta de mandioca
Cozinhe a mandioca e processo em ponto de pomada. Cozinhe a massa e adicione o queijo canastra, para então chegar na “polenta de mandioca” base para o prato.
Barbecue de goiabada flambada na cachaça
O molho é feito a partir de goiabada derretida e flambada na cachaça e roti de porco, com notas picantes e defumadas.