Ícone do site Tribuna de Minas

Chilli: Saiba como preparar o prato mexicano 

receita mexicana Los Tex fernando priamo 17dest
Chilli: Saiba como preparar o prato mexicano 
(Foto: Fernando Priamo)
PUBLICIDADE

A bióloga Fabiana Ribeiro dos Santos Queiroz, mestre em ciência e tecnologia do leite e derivados, sempre teve a ideia de abrir um negócio na área da alimentação. Ela e o marido consideravam uma alternativa promissora na cidade. Já que ambos são apaixonados por cozinha mexicana, uniram o útil ao agradável. O Los Mex (no Instagram @losmexjuizdefora) é uma franquia e foi escolhida por ser, segundo Fabiana, “a maior e melhor rede de franquia de restaurante mexicano do Brasil”.

“A Los Mex possui mais de 55 unidades por todo o Brasil, com cardápio exclusivo e ambiente temático. A decisão de optar por uma franquia foi natural, já que nós não tínhamos know-how e a franquia te fornece um suporte maior”, explica. Segundo Fabiana, o intuito era inaugurar o restaurante em março do ano passado, mas, com a pandemia, a ideia precisou ser adiada. “Até que o chão voltasse aos nossos pés e para que nós pudéssemos nos organizar, com delivery e estratégias, nosso sonho ficou em êxtase. Mas, quando tudo passou, conseguimos inaugurar o restaurante em setembro”, conta a empresária.

PUBLICIDADE

Dificuldades no processo

Decidir empreender, independente do segmento, depende de muitas estratégias e estudo na área. Para Fabiana, uma das principais dificuldades foi a falta de conhecimento específico. “Nosso cronograma de implantação foi muito curto. Tínhamos pouco entendimento sobre o assunto, isso nos deu um pouco de medo, era um grande volume de informações para aprendizado”, conta.

PUBLICIDADE

Além disso, o restaurante foi pensado e inaugurado em plena pandemia. Nesse caso, implantar o delivery e vivenciar esse obstáculo também foi um processo complicado. A quarentena foi um gatilho de reinvenção para todo ser humano, e não foi diferente para a empresária. “Nós também nos reinventamos para manter o nosso sonho vivo, implantamos todos os cuidados e proteção no nosso espaço. Estamos disponibilizando nosso ‘alquito’ em gel e obedecendo sempre o distanciamento. Enfim, estamos seguindo todas as normas da Organização Mundial de Saúde, aliadas aos decretos municipais”, ressalta.

Pratos mexicanos

Entre burritos, tacos, chilli, nachos e quesadillas, há também as margaritas frozen, os mojitos e uma variada carta de tequilas. Mas, segundo Fabiana, o toque brasileiro está presente nos pratos. “A Los Mex Juiz de Fora possui um cardápio em que estão presentes os principais e mais tradicionais pratos da culinária mexicana, sem deixar de fora a culinária contemporânea do país. Tudo isso unido ao tão famoso ‘toque brasileiro’, gerando um cardápio intenso, vibrante e colorido, como só esses dois países têm”, destaca.

PUBLICIDADE

De acordo com Fabiana, as perspectivas para o ano são as mais positivas possíveis, levando em consideração o momento complicado que a humanidade está vivendo. “Esperamos ter um crescimento sustentável, que mais e mais pessoas possam nos conhecer, aproveitar nossa culinária e se apaixonar por ela, assim como nós.”

A receita escolhida por Fabiana foi o chilli, prato mexicano à base de feijão, carne moída e pimenta. “É um prato muito prático, porque tanto serve como um tira-gosto excelente para acompanhar uma cerveja ou como o prato principal de uma refeição, com acompanhamentos como arroz e salada. O único detalhe é a pimenta, que cada um deve colocar a seu gosto”, conclui Fabiana. O Lox Mex JF fica na Rua Machado Sobrinho 49, Bairro Alto dos Passos.

PUBLICIDADE
(Foto: Fernando Priamo)

Chilli

Por Fabiana Ribeiro dos Santos Queiroz

Ingredientes

1kg de patinho moído
500g de cebola
1kg de pasta de feijão
3 unidades de molho de tomate de 340g (cada)
1 unidade de extrato de tomate de 340g
5g de pimenta chilli ou calabresa
25ml de óleo de soja
1 unidade de caldo de carne
15g de sal
250g de pimentão amarelo
250g de pimentão vermelho
200g de ketchup

PUBLICIDADE

Modo de preparo

Coloque em uma panela o óleo de soja, o patinho moído, o caldo de carne e o sal. Refogue até ficar cozido. Adicione os pimentões e a cebola (batidos no cortador de legumes). Quando a cebola ficar transparente, adicione o molho de tomate, o extrato de tomate, o ketchup, a pimenta chilli e cozinhe por mais 5 minutos (até diminuir a acidez). Desligue o fogo e finalize com a pasta de feijão (mexendo bem).

Leia também: Feijoada da Cris: Descubra os segredos para fazer a receita 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile