A bióloga Fabiana Ribeiro dos Santos Queiroz, mestre em ciência e tecnologia do leite e derivados, sempre teve a ideia de abrir um negócio na área da alimentação. Ela e o marido consideravam uma alternativa promissora na cidade. Já que ambos são apaixonados por cozinha mexicana, uniram o útil ao agradável. O Los Mex (no Instagram @losmexjuizdefora) é uma franquia e foi escolhida por ser, segundo Fabiana, “a maior e melhor rede de franquia de restaurante mexicano do Brasil”.
“A Los Mex possui mais de 55 unidades por todo o Brasil, com cardápio exclusivo e ambiente temático. A decisão de optar por uma franquia foi natural, já que nós não tínhamos know-how e a franquia te fornece um suporte maior”, explica. Segundo Fabiana, o intuito era inaugurar o restaurante em março do ano passado, mas, com a pandemia, a ideia precisou ser adiada. “Até que o chão voltasse aos nossos pés e para que nós pudéssemos nos organizar, com delivery e estratégias, nosso sonho ficou em êxtase. Mas, quando tudo passou, conseguimos inaugurar o restaurante em setembro”, conta a empresária.
Dificuldades no processo
Decidir empreender, independente do segmento, depende de muitas estratégias e estudo na área. Para Fabiana, uma das principais dificuldades foi a falta de conhecimento específico. “Nosso cronograma de implantação foi muito curto. Tínhamos pouco entendimento sobre o assunto, isso nos deu um pouco de medo, era um grande volume de informações para aprendizado”, conta.
Além disso, o restaurante foi pensado e inaugurado em plena pandemia. Nesse caso, implantar o delivery e vivenciar esse obstáculo também foi um processo complicado. A quarentena foi um gatilho de reinvenção para todo ser humano, e não foi diferente para a empresária. “Nós também nos reinventamos para manter o nosso sonho vivo, implantamos todos os cuidados e proteção no nosso espaço. Estamos disponibilizando nosso ‘alquito’ em gel e obedecendo sempre o distanciamento. Enfim, estamos seguindo todas as normas da Organização Mundial de Saúde, aliadas aos decretos municipais”, ressalta.
Pratos mexicanos
Entre burritos, tacos, chilli, nachos e quesadillas, há também as margaritas frozen, os mojitos e uma variada carta de tequilas. Mas, segundo Fabiana, o toque brasileiro está presente nos pratos. “A Los Mex Juiz de Fora possui um cardápio em que estão presentes os principais e mais tradicionais pratos da culinária mexicana, sem deixar de fora a culinária contemporânea do país. Tudo isso unido ao tão famoso ‘toque brasileiro’, gerando um cardápio intenso, vibrante e colorido, como só esses dois países têm”, destaca.
De acordo com Fabiana, as perspectivas para o ano são as mais positivas possíveis, levando em consideração o momento complicado que a humanidade está vivendo. “Esperamos ter um crescimento sustentável, que mais e mais pessoas possam nos conhecer, aproveitar nossa culinária e se apaixonar por ela, assim como nós.”
A receita escolhida por Fabiana foi o chilli, prato mexicano à base de feijão, carne moída e pimenta. “É um prato muito prático, porque tanto serve como um tira-gosto excelente para acompanhar uma cerveja ou como o prato principal de uma refeição, com acompanhamentos como arroz e salada. O único detalhe é a pimenta, que cada um deve colocar a seu gosto”, conclui Fabiana. O Lox Mex JF fica na Rua Machado Sobrinho 49, Bairro Alto dos Passos.
Chilli
Por Fabiana Ribeiro dos Santos Queiroz
Ingredientes
1kg de patinho moído
500g de cebola
1kg de pasta de feijão
3 unidades de molho de tomate de 340g (cada)
1 unidade de extrato de tomate de 340g
5g de pimenta chilli ou calabresa
25ml de óleo de soja
1 unidade de caldo de carne
15g de sal
250g de pimentão amarelo
250g de pimentão vermelho
200g de ketchup
Modo de preparo
Coloque em uma panela o óleo de soja, o patinho moído, o caldo de carne e o sal. Refogue até ficar cozido. Adicione os pimentões e a cebola (batidos no cortador de legumes). Quando a cebola ficar transparente, adicione o molho de tomate, o extrato de tomate, o ketchup, a pimenta chilli e cozinhe por mais 5 minutos (até diminuir a acidez). Desligue o fogo e finalize com a pasta de feijão (mexendo bem).
Leia também: Feijoada da Cris: Descubra os segredos para fazer a receita