O Colégio Santa Catarina consolidou-se com o primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, em Juiz de Fora. No recorte geral, com redação, em escolas com 100 alunos ou mais, o resultado da Instituição também está entre os 50 melhores de todo o Brasil.
Embora desde 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não realize mais a divulgação do ranking das escolas no Enem, diversas startups e plataformas conseguem os dados do instituto por meio de pesquisa e publicam os resultados. Este é o caso da AIO Educação, responsável pelo levantamento em questão, que tomou repercussão nacional por meio de publicação do Metrópoles.
A explicação foi dada pelo coordenador do Ensino Médio do Colégio Santa Catarina, Edson Munck Junior, que relatou o sentimento de toda a equipe: “A nossa alegria é muito grande, não só por este resultado, mas porque sabemos que, desde a Educação Infantil, até o Ensino Médio, o nosso trabalho é comprometido com a excelência e com a tradição. Afinal de contas, somos uma instituição que há 115 anos promove uma educação transformadora em Juiz de Fora’’.
Trajetória na escola busca formação integral
O resultado mobiliza o agradecimento aos estudantes e familiares que confiam no trabalho da instituição, com todas as etapas de aprendizagem estruturadas em continuidade, sempre com a marca da espiritualidade e da formação integral.
Desde a Educação Infantil, começam a ser desenvolvidos valores importantes para a aprendizagem da criança, como autonomia, responsabilidade, relações e o autoconhecimento. Passando pelos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é consolidada a alfabetização, a ampliação das práticas da leitura, da escrita e diferentes linguagens, por meio de metodologias diversificadas que envolvem ludicidade, ciência e a introdução de recursos digitais.
Já nos Anos Finais, dando sequência a um trabalho socioemocional que acontece em todas as etapas, a escola contribuí para o desenvolvimento do pensamento crítico, com foco na ampliação das competências e do repertório dos estudantes. A partir do 9º ano, inicia-se a transição rumo ao Ensino Médio. O apoio na rotina de estudos, a ampliação da carga horária e os projetos de imersão nos vestibulares, com a preparação para o Enem e para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), são diferenciais do segmento que conclui a educação básica do Colégio Santa Catarina.
Tecnologias personalizam o aprendizado
O Ensino Médio da Instituição prepara os alunos a partir de projetos, imersões, simulados – com as características próprias de ambos os exames – e iniciativas voltadas para cada etapa do triênio do PISM.
Os estudantes contam com um importante apoio na rotina escolar: recursos tecnológicos de ponta que garantem o monitoramento e a otimização da aprendizagem, como uma plataforma adaptativa para conteúdos programáticos, exercícios e simulados; correção de redações em tecnologia digital; acervo on-line de livros e periódicos; suíte de recursos digitais para aprendizagem; além de uma equipe técnica competente para acolher e cuidar de cada estudante.
Essa contextualização a um novo mundo, de acordo com as necessidades atuais dos estudantes – muito mais tecnológicos e ativos no processo de aprendizagem –, é resultado da busca que o Colégio tem por se atualizar a todo momento, com relação ao que há de mais novo no mercado da educação.
Colégio se atualiza sem perder a tradição
Em meio aos avanços e às atualizações do tempo presente, a tradição da escola se mantém como a base, trazendo sempre o legado das Irmãs de Santa Catarina (congregação fundada na Alemanha, há mais de 450 anos, que acolhia crianças pobres, cuidava de pessoas doentes, abandonadas e se dedicava à instrução das meninas sem escolas).
Em 1898, as Irmãs chegaram ao Brasil. E, onze anos depois, em 1909, fundaram o Colégio Santa Catarina em Juiz de Fora. Desde então, a excelência em educação vem se fazendo e se consolidando no município.
Integrado à Rede de Ensino Santa Catarina, o destaque conquistado tem como um dos pilares a formação técnica do corpo docente de excelência. Os professores do Colégio participam, rotineiramente, de formações sobre diversos temas em educação, novas tecnologias e metodologias, ministradas por especialistas de referência na área. Tudo isso com vistas a honrar o legado que inspira e a consolidar a educação que transforma.