Ícone do site Tribuna de Minas

Juiz de Fora adere a consórcio entre municípios. Conheça as vantagens

consórcio
PUBLICIDADE

Juiz de Fora passou a integrar o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR). A adesão foi oficializada no dia 1º deste mês. A finalidade do consórcio é realizar a gestão associada de serviços públicos de iluminação pública, saneamento básico, resíduos sólidos e a promoção de desenvolvimento econômico sustentável da região do Vale do Paraibuna. Desde a fundação da Associação dos Municípios Microrregião Vale Paraibuna (AMPAR), em 1975, Juiz de Fora já era um dos associados. A partir de 2013, a Associação passou por grande reformulação e hoje conta com 41 municípios associados no Consórcio e na Associação.
Com a inclusão de Juiz de Fora e com a nova lei do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) entre os benefícios, está a comercialização de produtos em todo o território de consórcio para os produtores que tenham a certificação dos SIM. A entrada de Juiz de Fora no Consórcio contribui para o aumento da área de abrangência, que na soma passa a contar com 1,2 milhão de pessoas com livre comercialização.

PUBLICIDADE

O SIM AMPAR/CIMPAR Zona da Mata possui atualmente 23 municípios atendidos, 28 registros liberados e já conta com 250 produtores visitados. A expectativa é que até o final deste ano o número de registros liberados chegar possa chegar a 50, considerando que os últimos municípios que se associaram à AMPAR/CIMPAR, na sua maioria, já contam com o serviço de inspeção, e, com isso, o trabalho será para a atualização de documentos e orientação para pequenas melhorias nas estruturas.

PUBLICIDADE

Paralelamente, o CIMPAR está conquistando a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). A previsão é a de que, daqui a cerca de dois anos, todos os produtores estejam cadastrados para a comercialização em todo o território nacional. Assim como em todos os Programas da AMPAR/CIMPAR, outra vantagem é a redução dos custos. O valor, em torno de R$ 15 mil para qualificar uma equipe de cada vez, cai para o R$ 1.200 por município, graças ao serviço do Consórcio, que qualifica esses profissionais de forma padrão. E o produtor ainda se torna apto a comercializar sua mercadoria para merenda escolar, prefeituras, Estado, todos os órgãos oficiais institucionais e do Governo.

Serviço de castração e outros projetos em andamento

A AMPAR/CIMPAR segue com diversas frentes de serviços em seus municípios associados e consorciados. O serviço de castração já realizou mais de sete mil procedimentos de esterilização cirúrgica animal, atendendo mais de 30 municípios beneficiados. Com a entrada de Juiz de Fora no Consórcio, a cidade passa a ser atendida com a Unidade Básica de Atendimento Animal AMPAR/CIMPAR Zona da Mata. Os recursos, que já estão disponíveis nos cofres da prefeitura, vão permitir a castração de animais de rua (cães e gatos) durante um ano e atender a grande demanda reprimida que existe na cidade.

PUBLICIDADE

Também já foram feitos aproximadamente 500 mil metros quadrados de asfalto com trabalho de base e sub-base. O método de aplicação do asfalto da AMPAR é o mais moderno atualmente, o microrrevestimento em polímero, RC-1 RC-E, uma tecnologia alemã que comprovadamente possui maior durabilidade, resultando em um trabalho eficaz.
O serviço de pavimentação também segue em andamento e com custos bem reduzidos para os municípios, em torno de 30% do custo Brasil, e com toda a facilidade de o material ser licitado no CIMPAR.

PUBLICIDADE

Já as licitações coletivas são realizadas em diversas áreas, entre elas: peças, medicamentos, recuperação fiscal, da tabela SINAPI, da tabela SETOP, consultoria ambiental, engenharia, iluminação pública, manutenção iluminação pública de lâmpada de LED, e muitas outras serão acrescentadas de acordo com a demanda. Esse é um quesito que tem facilitado bastante a vida dos prefeitos.

Contribuição no controle da pandemia

A AMPAR/CIMPAR Zona da Mata, com o intuito de unir forças aos municípios para a higienização nos locais de maior aglomeração e circulação como reforço às ações de prevenção contra a disseminação do coronavírus, já realizou a quarta etapa da ação para desinfecção de ruas. O trabalho consiste na aplicação de produto à base de hipoclorito de sódio, recomendado pela Anvisa e muito eficaz na higienização, e é realizado com o caminhão-pipa da AMPAR, serviço ofertado a custo zero para os municípios associados.

Leia mais: amparzonadamata.org.br/juiz-de-fora-passa-a-fazer-parte-do-cimpar/

PUBLICIDADE

 

Leia também: Santana do Deserto: Ações trazem melhorias para a população

Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile