Há 18 anos integrando o cenário de um dos cartões-postais do Centro de Juiz de Fora, o entorno da Praça João Pessoa, o Espaço Café Central dá charme à galeria ao lado do Cine-Theatro Central. Um lugar que inspira poesia. No interior do café, fotografias em preto e branco lembram a história da antiga Manchester Mineira. Atrás do balcão, funcionários reunidos há mais de uma década e que formam uma família entre si. Nas mesas, clientes fiéis, com fortes vínculos de amizade, que retornam toda semana. Sentados dentro do café ou ao ar livre – no deck ou na calçada -, observam o movimento na região. “As pessoas gostam de se sentar na galeria, observar o vai e vem dos pedestres, ver e ser visto”, observa o casal Hugo Frade e Fabiana Loures, que administram o lugar desde 2016.
O casal de juiz-foranos já admirava o restaurante desde sua criação, em 2001, e acompanhara sua história e evolução. “A gente frequentava o café e vimos as inovações da salada montada, as massas, os crepes, a cafeteria e os sucos, considerados os melhores da cidade. Esses se tornaram os pilares do espaço, até chegarem os grelhados e os petiscos”, relembra Hugo. A ideia de comprar o restaurante partiu do economista, que é também apaixonado por gastronomia e desejava investir num empreendimento próprio. “Eu aprendi a cozinhar ainda pequeno, com um caseiro que trabalhava na nossa casa e que havia aprendido com minha mãe. Quando ela faleceu, eu era muito novo, tinha 14 anos. Meu pai e meu tio também gostam muito de cozinhar, e a família sempre se reuniu em torno da mesa.”
Fabiana já tinha na bagagem a administração de um restaurante no Rio de Janeiro, onde o casal morou por um tempo. Vendo o sonho do marido, apoiou a ideia, e os dois retornaram a Juiz de Fora para, juntos, conduzirem o negócio. “Queríamos muito voltar para nossa cidade-natal, onde poderíamos ter nossa família em um lugar tranquilo. Hoje eu fico mais na gestão do restaurante, mas o amor pela cozinha é dele”, conta.
Desde então, Hugo e Fabiana ampliaram o cardápio, criando novos pratos e combinações de ingredientes, variedades para todos os gostos. Um processo que exige muita pesquisa e testes para atingir os mais sublimes sabores.Em uma de suas receitas, Hugo homenageou a mãe, com o prato Penne Eugênia (massa com molho de catupiry, tomate seco, alho-poró e frango desfiado flambado no conhaque).
Outra criação de Hugo Frade, o Crepe Parisiense (creme de gorgonzola, lascas de filé mignon e cebola caramelizada), foi criado para do JF Sabor, em 2016. O sucesso foi tanto que ele passou a incorporar o cardápio da casa.
Na edição deste ano, o restaurante volta a incorporar o cardápio do evento com a Pizza Zucchini (molho de tomate italiano, mozzarella, abobrinha fatiada, alho assado e lascas de parmesão). Na categoria “Prato”, participa com o Filé Dijon (arroz à dodó, filé mignon com molho especial de mostada Dijon e salada caesar).
Em meio a tantas opções, é comum retornar à casa para experimentar novos sabores. Para quem fica em dúvida, tem sempre as sugestões do chef. E para aqueles que gostam de relaxar após um dia de trabalho, no Happy Hour, chopp artesanal e cerveja da casa não podem faltar. A cerveja Três Frades, com seis estilos (Indian Pale Ale – IPA, Session com limão siciliano e pimenta rosa, Red Ale com canela em pau, Weiss, Pilsen e Golden Ale), é uma boa pedida para acompanhar a novidade da casa: a pizza napoletana.
Inspirado em Nápoles
Esse ano, o casal decidiu trazer ao restaurante uma culinária pouco explorada na cidade e que pode aguçar tanto o paladar quanto a curiosidade dos juiz-foranos: a pizza napoletana. “A produção dessa pizza segue a tradição italiana, com ingredientes autênticos e massa assada em forno a lenha, uma referência à cidade de Nápoles. É uma pizza que combina com a casa, pois tem uma massa leve, por conta da fermentação que leva, no mínimo, 24 horas, além de ser artesanal. É um prato que valoriza a massa e o molho de tomate italianos, com poucos e bons ingredientes, e que tem a característica de comer com as mãos”, apresenta o casal. Para dar água na boca, antes da pizza, o cliente pode experimentar uma entrada, degustando palitos de borda da massa, com uma variedade de molhos.
A decoração da forneria é uma continuidade do café. Mescla o moderno com o aconchegante e um toque de vintage, escolhas inspiradas por uma viagem a Portugal. Por detrás de uma bancada de vidro, é possível ainda acompanhar a produção das pizzas, que acontece às vistas do cliente.
Desde a primeira quinzena de agosto, o cardápio tem chamado a atenção, e o local se tornou um bom programa para o fim de tarde com familiares e amigos. “Os juiz-foranos amam pizza, e quisemos trazer o diferente. Estamos bem otimistas, porque acreditamos no potencial dessa novidade. O brasileiro está acostumado às pizzas finas e crocantes, mas é uma nova tendência, e quem experimenta fica apaixonado”, comentam.
Endereço: Galeria Azarias Vilela, 36, Centro.
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 9h às 21h – Sábado: 10h às 16h
Facebook: espaço café central
Instagram: espacocafecentral