Ícone do site Tribuna de Minas

Lima Duarte: Saúde é prioridade da nova administração

destacada 9
PUBLICIDADE

A administração de Lima Duarte, comandada pela prefeita Elenice Delgado, teve, desde os primeiros dias de mandato, iniciado em janeiro deste ano, uma única orientação: enquanto perdurar a pandemia, o foco das ações estará sempre voltado para a saúde. Atualmente, a cidade já tem cerca de 30% da população vacinada com a primeira dose, número alto frente ao cenário estadual e nacional. Durante os quase seis meses de gestão, muita coisa aconteceu, e projetos em diversas áreas foram construídos.

PUBLICIDADE

Já no primeiro mês de gestão, o município de Lima Duarte criou o Comitê “Pacto Pela Vida”, que reúne membros da sociedade civil e do poder público. É este comitê que faz toda a gestão de pautas relacionadas à pandemia e aconselha as decisões em torno de pautas direcionadas à saúde pública.

PUBLICIDADE

O combate à pandemia de Covid-19 sempre foi um grande desafio a ser enfrentado pela nova administração. A instabilidade, por muitas vezes, pediu medidas severas e restritivas. Durante a Onda Roxa, a prefeita Elenice Delgado teve uma atitude corajosa: fechou as principais entradas da cidade por cerca de 15 dias, ficando permitida a entrada apenas por uma via, onde foram instaladas barreiras sanitárias/educativas. A medida foi primordial para o controle da doença na cidade.

Os testes rápidos possibilitaram o diagnóstico de Covid-19 ainda no posto de saúde, evitando direcionamento desnecessário para o hospital local. Além disso, foram firmados convênios em parceria com a Fiocruz e com a UFJF, esse último, para o programa de estágio da medicina da UFJF, visando a atuação na saúde básica de Lima Duarte.
Desde que assumiu a administração municipal, a prefeita Elenice Delgado enviou o valor de R$ 1.892.000 de subvenção para a manutenção do único hospital local, a Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte. Ainda pensando no melhoramento das condições de saúde para os munícipes, a prefeita iniciou conversas com deputados ao nível federal e estadual com vistas na conclusão da obra da UBS do Bairro Cruzeiro, demanda solicitada pela população a vários anos. Também foi lançado, e ainda está em aberto, o processo seletivo para Médico de Saúde da Família e Comunidade para suprir a carência da cidade.

PUBLICIDADE

No dia 20 de maio, a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi reinaugurada em local bem mais estratégico para otimizar os serviços de atendimento, na Vila Afonso Pena, às margens da BR-267. A prefeita de Lima Duarte reforça que a mudança representa o melhor para os municípios de Lima Duarte, Olaria e Pedro Teixeira, priorizando a facilidade de acesso e menor tempo no atendimento às urgências e emergências da região.

PUBLICIDADE

Reinauguração da Agência Comunitária de Correios

No dia 13 de maio de 2021, a Prefeitura de Lima Duarte inaugurou a Agência Comunitária de Correios em Orvalho, que havia sido fechada há algum tempo por antigos gestores. Esta era uma demanda importante da população residente em Orvalho, Manejo, Vila São Geraldo, Vila Vitoriana, Cerâmica e Pirapitinga, todas comunidades rurais do município. Os moradores da região tinham que ir sempre ao Centro para buscar entregas ou enviar correspondências.

Diálogo constante com a população

Já nos primeiros meses de gestão, a Prefeitura de Lima Duarte iniciou o projeto intitulado “Prefeitura Itinerante”, que visa constante diálogo com as comunidades urbanas e rurais do município. O objetivo é levar a prefeita e seus secretários para uma conversa informal com representantes da comunidade e aproveitar para recolher as demandas dos moradores. No período de agravamento da pandemia, os encontros nas comunidades tiveram que ser adiados. Entretanto, pequenos encontros on-line e presenciais com poucas pessoas ainda continuam sendo feitos na própria sede da Prefeitura.

PUBLICIDADE

Mais investimentos nas pautas ambientais

Outra pauta importante para a prefeita Elenice e sua equipe é a ambiental. A Usina de Reciclagem funcionava sem o devido licenciamento, e foram feitos vários investimentos. Além das regularizações necessárias, toda a sua estrutura organizacional e física foi modificada para melhor atender os trabalhos de triagem e reciclagem do município.

O projeto Florescer foi lançado com o intuito de contribuir com o paisagismo e jardinagem da cidade. A Prefeitura enviou ainda o subsídio de R$ 250 mil para o Departamento Municipal de Água e Esgoto – DEMAE. Com esse valor, já estão sendo trocadas bombas e comprados novos equipamentos que prometem melhorar a distribuição de água no município. Além disso, o valor também será investido na perfuração de poços artesianos como medida de prevenção às crises hídricas.

PUBLICIDADE

Leia também: Santana do Deserto: Ações trazem melhorias para a população

Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br

Sair da versão mobile