O jeito de morar no centro está mudando e a sua arquitetura também
PUBLIEDITORIAL
O centro de Juiz de Fora é bastante conhecido seja para ir ao médico, fazer compras, estudar ou passear. O bairro também é sinônimo de praticidade pelos inúmeros apartamentos compactos, principalmente os imóveis mais antigos de 1 quarto ou quitinetes sem garagem. Mas essa região agora ganha novos contornos com lançamentos imobiliários de alto padrão.
O que é um imóvel de luxo?
A Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostra um avanço nesse segmento de mais de 27% em 2018 e dados do Sindicato da Habitação, o Secovi, reiteram que o mercado imobiliário de luxo cresce a um ritmo de 20% ao ano.
Mas o que, de modo geral, caracteriza um imóvel como alto padrão são particularidades que vão além do preço e das amplas metragens. Em resumo, um imóvel de luxo se diferencia pela junção de benefícios ao morador: localização, serviços internos, área de lazer, acabamento, tecnologia e arquitetura são alguns deles.
Em Juiz de Fora os imóveis de luxo, em sua maioria, são casas endereçadas nos tradicionais condomínios fechados em bairros mais afastados como São Pedro e Aeroporto, assim como alguns empreendimentos no Bom Pastor e Santa Helena.
Se o conceito de um imóvel de luxo já é comumente diferenciado dos demais graças à estrutura da moradia, esse tipo de empreendimento adquire ainda mais exclusividade pela sua posição central. “Nessa localização privilegiada, os apartamentos geralmente ou são mais antigos, ou são lançamentos de studios ou 1 quarto. Se um prédio de alto padrão está num bairro tão tradicional como o centro, o objetivo é surpreender até os clientes mais exigentes com a harmonia entre localização e conforto”, resume o CEO da imobiliária Souza Gomes, Diogo Souza Gomes.
Transformações na arquitetura do centro de Juiz de Fora
O centro da cidade registra na arquitetura de seus prédios, sobrados e construções diversas uma mescla, principalmente, entre exemplares referentes ao Eclético, Art Déco, Art Nouveau e Moderno.
Assim, como a arquitetura no centro da cidade geralmente é mais tradicional, a chegada de um empreendimento de alto padrão atualiza o cenário urbano. “A mescla de materiais contemporâneos e de elementos atemporais faz nascer o novo no bairro”, destaca o arquiteto Guilherme Ferreira, do escritório Skylab.
A volta dos edifícios de luxo para o centro da cidade, identificado desde a fachada, mostra que as pessoas querem buscar uma vida mais prática, mas ao mesmo tempo com a estrutura de quem morava nos condomínios. “Na verdade, é uma casa dentro do centro da cidade. Você tem todo o luxo e a parte de recreação que as pessoas tinham quando subiram para morar nos condomínios, como piscina e espaço pet, só que com mais conforto e praticidade”, esclarece o arquiteto.
A decisão de lançar um empreendimento deste porte na localização central leva em conta muito estudo sobre a demanda do mercado de Juiz de Fora. “Assim, foi identificado o desejo de morar em um apartamento confortável e, ao mesmo tempo, de estar ao lado de uma maior concentração de serviços para o dia a dia, além da escola dos filhos, trabalho e conveniências”, completa Gilberto Procópio, diretor da GPS Construções, que lança dois empreendimentos de alto padrão no centro da cidade ainda esse ano, com um total de mais de 100 milhões em vendas.
Quem foi Niva Villela
A personalidade expressa pelos empreendimentos de alto padrão são oriundas de motivações únicas. “Nunca é uma fachada “seca”, é preciso saber da história por trás de cada projeto”, elucida Guilherme.
Desse modo, a inspiração para o lançamento de alto padrão na rua Gil Horta é Niva de Andrade Reis Gallejones, mais conhecida na cidade pelo nome Niva Villela oriundo do seu primeiro casamento. Ela foi escritora e artista plástica e sua arte permeia as obras em pinturas a óleo e acrílico, cerâmicas e tapeçarias, sendo as mais recentes peças executadas apesar da deficiência visual. Falecida em 2012 com 94 anos, Niva morou em Juiz de Fora na Fazenda São Fidélis e em uma bela casa na rua Gil Horta, local do lançamento imobiliário em sua homenagem.
De alma cosmopolita, Dona Niva resgata em seus dois livros de memórias o convívio com grandes amigos e figuras da cidade, como Tancredo Neves, Murilo Mendes e Carlos Bracher. Ela era a mais antiga conselheira do Museu Mariano Procópio, onde atuava desde 1955.
“A Niva Villela foi uma artista plástica e sua obra influenciou em cada etapa do projeto, como é o caso da plasticidade do concreto aparente”, completa o arquiteto Guilherme Ferreira. E a obra de arte já é percebida no hall social, que se mistura à fachada e cria uma harmonia entre as torres através do seu pé direito alto e uma verdadeira escultura que dá a sensação de um cubo iluminado flutuando entre as paredes.
Quando o concreto encontra o estado da arte
Juiz de Fora exemplifica o movimento de forte expansão do setor de luxo do mercado de imóveis para os bairros centrais com foco no bem estar e na comodidade, sem deixar de lado a sustentabilidade e a estética, com o Niva Villela, um lançamento inédito na região central com generosos apartamentos de 3 e 4 suítes que vão desde 184 a 228 metros quadrados, sem falar na cobertura. Na parte social do imóvel, a área para receber ultrapassa os 70 metros quadrados, com possibilidade diversas entre a sala 2 ambientes e a varanda gourmet.
O lazer é um ponto chave nos empreendimentos categorizados como alto padrão. Assim, o Niva dispõe de uma ampla estrutura de conveniência, entre pista de corrida com 145 metros quadrados, espaço kids e pet, dois espaços gourmet, sauna e piscina aquecida.
Quem frequenta academia, dá valor aos detalhes. Pensando nisso, o Niva Villela dá um outro sentido aos tradicionais “espaço fitness”. Os especialistas da Dynamo Fitness Center foram convidados para assinarem o projeto de montagem da academia do Niva Villela, do piso ao teto, passando pelas esteiras, aparelhos, ambiente, música e percurso do seu treino ideal.
Outra tendência dos imóveis de luxo que não passa despercebida entre moradores e visitantes é a preocupação com a tecnologia a fim de facilitar a rotina. Além da energia fotovoltaica e geradores cada vez mais comuns nos lares, o Niva vai além e traz garagens já equipadas com tomadas para recarga de carros elétricos e eclusa de segurança para acesso de veículos e pedestres.
Acumular experiências é o propósito do Niva, que começam antes mesmo de se chegar ao apartamento. Integrado ao hall social, um storage room é o espaço exclusivo para acumular as coisas que não fazem parte do dia a dia, ou armazenar uma encomenda. Já o dressing room é um ambiente privativo com ducha, banheiro e armários, pensado na experiência de quem trabalha nos apartamentos.
Por fim, a reservada Rua Dr. Gil Horta foi o local escolhido para essa pintura. Uma mistura entre o sentimento de uma localidade plana e tranquila, daquela que remete a um bairro, e a comodidade de estar bem no centro da cidade, rodeada de todas as conveniências necessárias para se fazer tudo à pé.
As vendas do Niva Villela são realizadas pela Souza Gomes e Savi Imóveis e a obra tem qualidade GPS Construções, com projeto da Skylab.