Ícone do site Tribuna de Minas

Ante cenário de desemprego, Ampar lança plataforma de recrutamento

destaque 13
Ante cenário de desemprego, Ampar lança plataforma de recrutamento
Portal amparempregos.com.br reúne pessoas físicas e jurídicas com amplo leque de vagas para todos os interesses (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Um dos maiores desafios das gestões municipais será lidar com o desemprego, que atingiu, em 2020, um contingente de 13,8 milhões de pessoas somente no Brasil. O aumento da preocupante estatística ocorre em meio à pandemia do coronavírus, que tem impactado fortemente a economia e o mercado de trabalho. Mas há várias causas para o desemprego. Entre elas, a falta de profissionais qualificados em determinados setores. Vale destacar que o Brasil encerrou o ano de 2020 com um contingente de 13,8 milhões de desempregados espalhados pelos diversos municípios. Isso significa que estamos nos referindo a um indivíduo que se encontra em uma idade economicamente ativa – acima de 14 anos -, a procura por uma ocupação remunerada, mas sem encontrá-la.

Neste contexto, é fato que o jeito de as pessoas buscarem por trabalho mudou, assim como a forma de as empresas divulgarem suas vagas. A tecnologia é a principal responsável por essa transformação e para combater o desemprego, sendo fundamental estar conectado para diminuir a lacuna que existe entre patrões e colaboradores aptos a conquistarem uma oportunidade. Para atenuar essa distância na hora de promover o “match do emprego”, a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale Paraibuna lançou, nessa sexta-feira (29), a Ampar Empregos.

PUBLICIDADE

A plataforma www.amparempregos.com.br, ofertada pelas prefeituras, reúne pessoas físicas e jurídicas das mais de 30 cidades associadas, sendo um instrumento importante na hora de recrutar novos trabalhadores.

PUBLICIDADE

“A tecnologia tem sido essencial por conta da eficiência e rapidez na hora de receber os currículos e a aumentar as chances de admissão. Ao fazer essa divulgação, as empresas realizam o cadastro no site e, por meio de palavras-chaves, é possível identificar o profissional ideal para aquela vaga e vice-versa”, comentou o presidente da Ampar/Cimpar Zona da Mata, Paulo Neves. Uma assistente social fará corpo a corpo com os empregadores cadastrados, assim como orientar os interessados na detecção de boas oportunidades, formando um tripé entre Poder Público, empregador e futuro empregado.

Os cadastrados contam, ainda, com um leque bem amplo de vagas. Desta forma, pessoas que moram numa determinada cidade terão acesso a vagas disponíveis em outros municípios e podem se inscrever conforme o perfil, salário e interesse. O JF Empregos, por exemplo, passou a integrar o portal da Ampar/Cimpar Zona da Mata e, atualmente já acumula mais de 2 milhões de acessos e mais de 100 mil vagas disponíveis. A plataforma foi criada para que o gestor municipal possa oferecer um sistema eficiente à população com baixo custo de investimento.

PUBLICIDADE

Exigência de profissionais qualificados

Ampar/Cimpar Zona da Mata também oferece cursos de capacitação e seminários, como no registro antes da pandemia, de acordo com demandas dos municípios (Foto: Divulgação)

O mercado de trabalho vem se tornando mais especializado e isso gera exigências diferentes. Para se manter em um trabalho ou conquistar um emprego é preciso se qualificar. Por isso, a Ampar/Cimpar Zona da Mata oferece cursos de capacitação conforme as demandas dos municípios.

“Como todos outros projetos, funciona para reduzir custos. Se as cidades não possuírem mão de obra qualificada, a Ampar/Cimpar Zona da Mata qualifica estes profissionais. Sejam relativas a demandas existentes, ou, ainda, àqueles que estão por vir”, reforçou Paulo Neves lembrando que a entidade já ofertou capacitação desde procurador a árbitro de futebol.

PUBLICIDADE

“Um excelente exemplo é se precisar capacitar pessoal para o SUS, é muito mais viável trazer dois técnicos capacitados do que mandar diversos servidores para Belo Horizonte ou Brasília”, finalizou.

A Ampar/Cimpar Zona da Mata já realizou diversos cursos de capacitação, palestras, seminários, tudo de acordo com a necessidade dos municípios.

PUBLICIDADE

Para ser um associado acessewww.ampar-mg.org/como-se-associar/

Leia também: Serviços essenciais para o desenvolvimento das cidades são ofertados a baixos custos

Sair da versão mobile