Ícone do site Tribuna de Minas

Veja maneiras de incentivar os gatos a beberem água

hidratação água gato
PUBLICIDADE

De maneira geral, os animais não têm o costume de beber água com frequência, segundo a veterinária Camila Cioffi. Ela explica que esse hábito pode prejudicar a saúde dos bichanos, principalmente durante as épocas de calor, causando desidratação, inclusive. 

Segundo Camila, quando isso ocorre, os gatos dão sinais. “Apatia, cansaço, pelagem sem brilho, olhos mais fundos, urina concentrada e fezes ressecadas são alguns sinais de alerta aos quais os tutores devem se atentar”, cita.

A veterinária ainda alerta para os riscos da baixa hidratação. “A desidratação sobrecarrega os rins e o coração, principalmente, pois com o sangue mais viscoso, os rins aumentam a pressão para conseguir filtrar e também aumenta os sedimentos na bexiga aumentando a chance de formação de cristais e de pedras na bexiga e também nos rins. No coração aumenta a pressão para fazer o sangue mais viscoso circular. As fezes ressecadas também aumentam a chance de constipação, quando as fezes vão ficando retidas no intestino.”

PUBLICIDADE

Gatos não gostam de beber água?

Os gatos são conhecidos pelas suas maneiras de escapar da água, inclusive não gostando de ingeri-la, mesmo em dias de altas temperaturas. Isto, segundo a vetrinária Camila Cioffi, remonta à ancestralidade dos felinos, pois ao caçar e comer suas presa, obtinham a hidratação direto do sangue da carcaça.

A veterinária ainda explica que a recusa também se dá pelo fato de que os gatos possuem sensibilidade em seus bigodes tornando o simples ato de beber água, algo incômodo e desagradável. Por isso, segundo orienta, é recomendado que a água seja oferecida em vasilhas largas, para que o bigode não encoste no líquido.

PUBLICIDADE

Outra maneira de introduzir o hábito da hidratação no dia a dia dos felinos, cita a profissional, é oferecer água em fontes ou bebedouros facilmente encontrados em petshops. Segundo ela, esse suportes auxiliam os gatos, que gostam de água corrente.

Aumentar a quantidade de potes de água pela casa, principalmente em ambientes em que o animal tem maior costume de frequentar, também é uma forma de contribuir para a hidratação do pet. 

PUBLICIDADE
Oferecer água em fontes ou bebedouros é uma forma de estimular os gatos a melhorarem a hidratação, já que os bichanos prefere água corrente (Foto: Pexels)

Uso de sachês e dieta pastosa

Outra boa pedida que pode auxiliar na hidratação do bichano e que não envolve somente o consumo de água, é o uso de sachês e frutas.

O consumo diário de sachês, ao contrário do que muitos tutores pensam, é recomendado, segundo Camila Cioffi. A veterinária explica que os produtos são feito à base de água. “Esses alimentos têm cerca de 75% a 80% de água na composição, sendo benéfico à saúde dos felinos. A única ressalva, neste caso, é para que os sachês que tenham corante caramelo IV e conservantes BHA ou BHT, sejam evitados. Mas há muitas opções facilmente encontradas que não fazem uso destes componentes”. A adição de água nos próprios sachês, também é uma boa prática, orienta.

Além disso, oferecer picolé feito com os próprios sachês, também ajuda o animal a se hidratar e se refrescar, somado a ofertas de frutas, como melancia e o melão, sem as sementes.  

PUBLICIDADE

Estagiária sob a supervisão da editora Carolina Leonel

Sair da versão mobile