Desde o início deste ano, diante da possibilidade de utilizar o WhatsApp em vários dispositivos ao mesmo tempo, muitos usuários do mensageiro eletrônico reclamam de uma grande demora no carregamento da versão on-line, geralmente utilizada nos navegadores de internet. A lentidão é causada pela sincronização das mensagens entre os aparelhos e os servidores do aplicativo – algo que, dependendo do número de conversas existentes, pode demorar alguns bons minutos.
Outro problema comum é que ao abrir o WhatsApp Web, algumas mensagens já visualizadas aparecem como não lidas. Para amenizar essas situações enquanto a empresa não corrige esses problemas, existem algumas ações que podem agilizar o processo de inicialização e que deixam a experiência do usuário mais fácil. Confira abaixo:
Limpe os dados das conversas do WhatsApp
Uma das alternativas para escapar da lentidão na abertura do mensageiro eletrônico é apagar mensagens ou conversas mais antigas. Ao descartar fotos, vídeos e áudios que não são mais necessários, são menos dados que serão carregados na inicialização do aplicativo. Para isso, com o menu de configurações aberto, vá na opção “Armazenamento e dados” e depois em “Gerenciar armazenamento”. Após isso, é só escolher os conteúdos que podem ser deletados do aplicativo.
Utilize o aplicativo do WhatsApp para Windows ou Mac
Ao fugir do uso do mensageiro diretamente no navegador de internet, utilizando o aplicativo próprio do WhatsApp para o sistema operacional (seja ele Windows ou Mac) a tendência é que exista maior estabilidade durante toda a experiência de uso. É possível realizar o download dele por meio da Windows Store e da App Store no Mac, e seu acesso se dá pela mesma maneira do que a utilizada nos navegadores.
LEIA MAIS
Mude o navegador utilizado
Caso não seja possível realizar o download do aplicativo próprio do WhatsApp para computadores, mudar de navegador talvez seja uma opção que pode melhorar a experiência e a velocidade de carregamento das conversas e mensagens. Se você utiliza o Google Chrome, uma alternativa que costuma ser um pouco mais rápida é o navegador Mozilla Firefox.
Desconecte o navegador do aparelho
Outra sugestão recomendada é desconectar do aparelho, a cada sessão finalizada, a sincronização do WhatsApp com o navegador. Neste caso, há o desconforto de ter que mirar novamente o aparelho ao QR Code do site quando for fazer uma nova conexão. Além disso, a medida exige que o aparelho esteja ligado e conectado à internet, algo descartado atualmente. Porém, a tendência é que, ao fazer isso, o WhatsApp Web conecte mais rápido.
Gostou das dicas? Existem outras? Comente aí!