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Jaguar XF fica mais leve e mantém aparência linear

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Foto: Divulgação
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Quando foi adquirida pela marca indiana Tata Motors, em 2008, a Jaguar passou a concentrar seus esforços em aumentar a visibilidade no mercado sem perder status. Os resultados dessa façanha são percebidos na tecnologia e inovação que a marca tem empregado em seus produtos. A nova geração do Jaguar XF acompanha essa linha de pensamento. Como novidade principal, o sedã médio-grande da marca britânica conta com um chassi feito de 75% de alumínio, chamado de Q1. Isso faz com que o modelo pese 190kg a menos em relação à geração anterior, tenha maior rigidez estrutural e desempenho superior. A Jaguar confirmou o lançamento do novo sedã no Brasil na segunda quinzena de fevereiro, e passa a ser vendido em seguida.

Aparentemente, o designer Ian Callum não quis se desprender do visual da primeira geração. Os faróis finos e horizontalizados em full led e as linhas pronunciadas ao longo do capô lembram o antecessor. Mesmo as medidas são muito próximas. O o sedã ganhou apenas 1cm no comprimento, que agora é de 4,86metros, e cresceu 5cm no entre-eixos, que passa a ser de 2,96m. As outras medidas permanecem as mesmas: 1,88m de largura e 1,46m de altura.

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Por dentro, o habitáculo do Jaguar XF apresenta elegância, mas, ao mesmo tempo, simplicidade. Os materiais de acabamento são de boa qualidade, mas o carro carece de um refinamento típico para a faixa de preço e segmento em que concorre. As funções de mídia e entretenimento são todas controladas pela central de tela sensível ao toque de 10,2 polegadas. O painel de instrumentos também utiliza uma tela de 12,3 polegadas para mostrar as informações, mas sem possibilidade de comandos de toque.

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Sob o capô, o Jaguar XF vai utilizar duas opções de motor, que variam de acordo com a versão do carro. Um deles é o 3.0 V6 sobrealimentado, capaz de gerar 380 cv de potência – disponível na versão S. O outro motor é um 2.0 GTDi, turbo, de 240cv, o mesmo do XE. Esse propulsor estará disponível nas versões Prestige e R-Sport. A transmissão é sempre automática de oito velocidades, em todas as versões. Com o motor de seis cilindros, o XF consegue acelerar de zero a 100 km/h em apenas 5,3 segundos e chega à máxima de 250 km/h. Já com o 2.0 turbo, o sedã vai aos 100 km/h partindo da imobilidade em respeitáveis 7 segundos e atinge 248 km/h de velocidade máxima.

FICHA TÉCNICA

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Jaguar XF

Motor 2.0 Turbo: a gasolina, dianteiro, longitudinal, 1.999cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e turbocompressor. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Potência máxima: 240cv a 5.500rpm.
Torque máximo: 34,7 kgfm entre 1.750 rpm e 4 mil rpm.
Diâmetro e curso: 87,5 x 83,1 mm. Taxa de compressão: 10:1.
Aceleração 0-100 km/h: 7 segundos.
Velocidade máxima: 248 km/h.
Motor 3.0 Supercharged: a gasolina, dianteiro, longitudinal, 2.995 cm³, seis cilindros em V, quatro válvulas por cilindro e compressor mecânico. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Potência máxima: 380 cv a 6.500 rpm.
Torque máximo: 45,9 kgfm a 4.500 rpm.
Diâmetro e curso: 84,5 x 89,0 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Aceleração 0-100 km/h: 5,3 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Transmissão: câmbio automático com oito marchas à frente e uma a ré. Tração traseira e controle eletrônico de tração.
Suspensão: dianteira independente com triângulos sobrepostos. Traseira multilink com subchassis sobre molas. Controle eletrônico de estabilidade.
Freios: discos ventilados na frente e atrás com ABS e EBD.
Carroceria: sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,86 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,46 m de altura e 2,96 m de entre-eixos.
Capacidade do porta-malas: 505 litros.
Tanque de combustível: 70 litros.
Produção: Birminghan, Inglaterra.
Lançamento mundial da 2ª geração: Setembro de 2015.
Lançamento no Brasil: Fevereiro de 2016.

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Versões
Prestige 2.0 Turbo: faróis Xenon HID, bancos elétricos em couro, teto solar, ar-condicionado bizone, multimídia com GPS, câmara de ré e rodas aro 18″. Preço: a partir de R$ 263 mil.
R-Sport 2.0 Turbo: adiciona Body Kit R-Sport, suspensão esportiva, assentos esportivos, painéis internos em alumínio. Preço: a partir de R$ 283.300.
S 3.0 Supercharger: adiciona Rodas aro 19″, Body Kit S, pinças de freio vermelhas. Preço: a partir de R$ 381 mil.

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