Ícone do site Tribuna de Minas

Conheça 5 ações sustentáveis para colocar em prática em 2024

ações sustentáveis
PUBLICIDADE

Para muitas pessoas, o início do ano é o momento ideal para tirar metas e resoluções do papel. Na vasta lista, é comum encontrar planos como melhorar a alimentação, começar uma atividade física, estudar algo novo, marcar consultas médicas e por aí vai… Embora sejam mudanças de hábitos que exigem dedicação, muitas delas podem ser mais fáceis de colocar em prática do que pode parecer. Esse é o caso das ações sustentáveis, que são simples de implementar na rotina, podem ser adotadas em casa, sem custo, e contribuir para reduzir o impacto no meio ambiente.

Confira cinco dicas de ações sustentáveis:

1 – Recicle seu lixo

Uma pessoa produz cerca de 380 quilos de lixo doméstico ao ano, o que corresponde a mais de um quilo por dia. Porém, apenas 30% dos brasileiros separam o lixo seco do orgânico em casa, mesmo que mais de 70% das cidades no país ofereçam o serviço de coleta seletiva. Os dados são da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e mostram que o descarte correto de vidros, plásticos, metais, papéis e vários outros materiais ainda está bem aquém do ideal.

PUBLICIDADE

Para começar a reciclar em casa é necessário separar os resíduos que podem ser reaproveitados e os que vão para o descarte comum. Após separados, os recicláveis devem passar pela limpeza e secagem antes de serem recolhidos pelo caminhão da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para evitar mau cheiro e contaminação. De acordo com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), as pilhas, baterias e outros materiais eletrônicos devem ser separados no momento do descarte e destinados em um dos 30 pontos de coleta específicos para esse material espalhados pela cidade.

PUBLICIDADE

Os medicamentos e lâmpadas fluorescentes também não devem ser descartados junto aos resíduos comuns ou recicláveis, mas sim levados a farmácias e a pontos de coleta de lixo eletrônico, respectivamente. O município também conta com um espaço exclusivo para o descarte de pneus, no ecoponto de Nova Benfica, para evitar que esses materiais tornem-se criadouro de insetos e vetores de transmissão de doenças.

No caso do resto das frutas, legumes, verduras e demais lixos orgânicos é possível transformá-los em adubo, que pode ser usado em hortas domésticas, através da técnica chamada compostagem.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: Novo fim para o lixo: aprenda a fazer compostagem em casa

2- Comece uma horta em casa

Alguns cultivos de hortaliças podem ser feitos em casa, mesmo em pequenos espaços (Foto: Pexels)

Ter uma horta em casa é uma boa maneira de evitar o desperdício e gerar menos lixo. A horta pode ser feita no quintal, na varanda ou até mesmo no parapeito da janela. Os temperos e alimentos sem agrotóxicos podem ser plantados em vasos, levando em consideração cuidados básicos como adubação, irrigação e luz solar. O adubo usado na horta pode ser o da compostagem, feito com o lixo orgânico.

PUBLICIDADE

3 – Evite o uso de plásticos

Segundo informações do Ministério da Saúde, cada pessoa no planeta consome mais de 50 mil partículas de plástico por ano. Além disso, estima-se que o material demora mais de 400 anos para se decompor. Tudo isso prejudica a saúde humana e a biodiversidade. Muitos produtos feitos com plásticos são fáceis de substituir, duram mais, e o custo benefício acaba sendo maior. Esse é o caso das sacolas de pano, as famosas ecobags; os talheres e canudos de metal; as escovas de dente de bambu; os copos de vidro, canecas de cerâmica e garrafas de acrílico, dentre outros. Além de terem maior duração, esses materiais também podem ser reutilizados e estão entre as ações sustentáveis que qualquer pessoa pode adotar.

4 – Consuma produtos orgânicos

Com o cultivo livre de componentes químicos, como agrotóxicos, antibióticos e fertilizantes, os alimentos orgânicos e agroecológicos têm sido, cada vez mais, inseridos na alimentação. De acordo com a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), a venda de produtos orgânicos aumentou em mais de 50% no primeiro semestre de 2020 no Brasil. Além de proporcionar alimentos mais nutritivos com um maior benefício para a saúde, seu cultivo contribui com o manejo correto das culturas, respeitando os recursos naturais. Optar por comprar nas feiras de agricultura familiar ou direto de pequenos produtores vai garantir uma qualidade de vida melhor, com o consumo de frutas, vegetais e hortaliças sazonais e livres de agrotóxicos, conforme o ciclo da natureza, e são um exemplo de ações sustentáveis fáceis de colocar em prática.

5 – Economize água e energia

Além de colaborar para um planeta mais consciente, essas ações sustentáveis serão sentidas no bolso com a redução da conta de luz e água. Fechar a torneira enquanto escova os dentes, tomar banhos menos demorados e usar baldes ao invés de mangueira ao lavar o quintal ou carro, por exemplo, já são atitudes bem conhecidas, mas também existem outras maneiras de minimizar o consumo de água. Entre essas atividades estão o acúmulo de roupa suja para lavar tudo em uma única vez e evitar vazamentos em casa, já que um cano furado pode gerar desperdício.
Em relação à economia de energia, uma opção é optar por lâmpadas de LED, que duram cerca de 80% mais do que as tradicionais e são fabricadas sem o uso de produtos nocivos ao meio ambiente, além de gastar menos energia durante seu uso. Investir em energia limpa, se possível, como os painéis solares ou biocombustíveis que não usam elementos de origem fóssil, também causa significativa transformação no consumo de energia.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile