O início do ano é uma época de muitas viagens, o que pode gerar dor de cabeça para os donos de plantas. Mas, o que poucos sabem, é que existem maneiras de preservar as espécies e evitar que elas sequem ou morram. Confira abaixo:
Capilaridade
A capilaridade é um bom truque para as plantas que precisam de pouca água, como cactos e suculentas. Coloque uma vasilha cheia de água e estenda um barbante do vaso à vasilha. Dessa forma, a água vai da vasilha até o vaso por capilaridade.
Opte por uma vasilha larga e baixa, colocando-a acima dos vasos.
Como regar a planta quando viajar
Para plantas que precisam de regas frequentes, o ideal é contratar um “plantsitter”, serviço que faz a rega dentro da sua casa para você, ou pedir para um amigo regar suas plantas uma vez por semana.
Folhas de jornal
Umedeça cinco folhas de jornal com água e coloque em cima da terra no vaso ao redor da planta. As folhas ajudam a manter a terra úmida e protegem o solo do sol. Caso tenham pedras ou cascas de árvore, coloque-as em cima do jornal para manter as folhas molhadas por mais tempo.
Vasos com irrigação automática
É possível utilizar garrafas de vidro ou plástico enfiadas no substrato com água ou gotejadores, que consigam regar a planta sem ajuda humana, além do uso de vasos com irrigação automática, que funcionam como uma espécie de raiz vertical para regar a planta.
Como levar plantas na viagem
Para levar plantas em viagens aéreas, é necessário checar a regulamentação da companhia que irá viajar, mas a grande maioria permite que elas sejam transportadas.
Em viagens de carro, evite transportar as plantas com vasos que são propensos a rachar. Duas semanas antes da viagem, replante as plantas em recipientes resistentes, como viveiro de plástico. Outra opção é embalar os recipientes em plástico bolha. Lembre-se de regar as plantas de acordo com a necessidade de cada espécie.