Ícone do site Tribuna de Minas

MV Bill e Luiz Eduardo Soares conversam sobre “Cabeça de Porco”, no Clube de Leitura CCBB

mv bill 2
mvbill
Escalado para novela da Rede Globo, MV Bill é um dos convidados do encontro de agosto do Clube de Leitura CCBB – Foto Divulgação
PUBLICIDADE

MV Bill e Luiz Eduardo Soares participarão do Clube de Leitura do CCBB, no dia 14 de agosto, com entrada gratuita. Eles falarão sobre o livro “Cabeça de Porco”, escrito por eles e por Celso Athayde há quase duas décadas.

Lançada em 2005, a obra oferece um retrato da vida de crianças e jovens de nove estados do Brasil, possibilitando uma reflexão sobre a realidade social e racial do país. “Vislumbrávamos um horizonte de sonhos, com redução de desigualdades, expansão da cidadania, afirmação democrática. Depois, transformando-se em tsunami, arrastando o país pra beira do abismo neofascista. Vinte anos velozes e furiosos, no Brasil e no mundo, mostraram que nenhuma conquista está consolidada, nem mesmo o senso de realidade, nem a vida no planeta está garantida, e que só haverá futuro digno se recomeçarmos a luta pelos direitos humanos todos os dias”, afirma Soares, que é professor, antropólogo  e cientista político.

Para MV Bill, o encontro será uma oportunidade de discutir questões pertinentes para a sociedade brasileira. “Por mais que o livro tenha recorte na criminalidade, ele fala muito sobre essas questões, sobre política, favelas e distribuição de renda”, afirma o rapper, escalado para a próxima novela das 19h da Rede Globo.

PUBLICIDADE

De acordo com a organização do evento, o encontro é importante por fornecer uma análise antropológica e vivencial das questões discutidas no livro. Suzana Vargas, curadora e mediadora do Clube de Leitura, destaca a importância de sensibilizar o público para as condições de vida das populações periféricas e negras, promovendo uma reflexão crítica sobre as desigualdades persistentes no Brasil.

PUBLICIDADE

Para participar do Clube de Leitura, basta retirar o ingresso na bilheteria do CCBB Rio ou acessar aqui. Os encontros ocorrem toda segunda quarta-feira de cada mês, no Salão de Leitura da Biblioteca Banco do Brasil, localizada no quinto andar do CCBB.

Professor, antropólogo e cientista político, Luiz Eduardo Soares aponta que, na época da publicaçao de “Cabeça de porco”, livro que será discutido no Clube de Leitura, os autores vislumbravam um cenário brasileiro e mundial de redução das desigualdades – Foto Divulgação
Sair da versão mobile