Ícone do site Tribuna de Minas

Por que é que um Designer Web será sempre procurado e onde você pode aprender esta profissão

designer web freepik1
PUBLICIDADE

Hoje, mesmo os negócios exclusivamente presenciais necessitam de uma presença na internet para promover seus serviços, alcançar clientela e estabelecer uma imagem positiva da sua marca. Um site profissional, com uma imagem apelativa e de confiança, consegue até ser mais importante que a aparência de um escritório ou um cartão de negócios.

Esse site é normalmente criado por Designers Web, profissionais muito requisitados no mercado. Saiba aqui o que é e como você pode aprender esta arte.

1. Quais as suas funções?

Um Designer Web é um profissional que cria websites funcionais e visualmente apelativos para fomentar negócios.

PUBLICIDADE

A sua atividade passa pela parte estética – i.e., a criação de um layout, no qual se inclui o estudo da teoria das cores e da tipografia –, e pela parte funcional, que implica a implementação de uma boa experiência de navegação e a otimização da performance do site, facilitando o seu uso e tornando-o mais atrativo.

PUBLICIDADE

No entanto, um Designer Web pode ir mais longe, criando o site de raiz a partir de códigos de programação e Design de Experiência do Usuário (UX Design).

Cabe também ao Designer Web a atualização/manutenção dos sites que gere, respeitando as novas regras e tendências de mercado.

PUBLICIDADE

2. Como contribui para o sucesso de um negócio?

O Design Web trata-se de uma “ramificação” do Design Gráfico. Diretamente focado na criação e desenvolvimento de websites e aplicativos, um Designer Web utiliza seus conhecimentos de Design para criar um site profissional à medida das necessidades de um negócio, tendo em atenção os produtos e serviços prestados e aquilo que potenciais clientes procuram.

Geralmente, começa-se pela criação da marca, pensando na imagem e valores que se pretende transmitir. Com a marca em mente, deve pensar no logotipo que deverá constar de seu site, redes sociais e cartão de visita, contratando para o efeito um um profissional capaz de prestar os melhores serviços de design de logótipos. E não se pode esquecer de escolher a tipografia e cores que representam a sua marca, para depois elaborar o layout do site.

PUBLICIDADE

Um site com um Design Web forte e apelativo atrai potenciais clientes e tem a capacidade de sobressair em relação à concorrência. Num universo em que a maior parte das pessoas utiliza a internet para trabalho, lazer e busca de informações, é importante que o seu negócio esteja lá representado!

3. Onde aprender?

Apesar da demanda por estes profissionais no mercado atual, ainda não existe um curso universitário exclusivamente dedicado ao Design Web.

Grande parte dos profissionais possui uma licenciatura em Design Gráfico, fornecida por universidades como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e o Centro Universitário do Sudeste Mineiro (UNICSUM), entre outras.

PUBLICIDADE

Em simultâneo, existem cursos, workshops, cursos de treinamento intensivo (bootcamps) e pós-graduações que permitem a qualquer pessoa possuir formação na área, para efeitos de especialização e/ou aquisição de competências, como os seguintes:

Um Designer Web é um profissional que ajuda uma empresa ou pessoa individual a promover seu negócio e serviços, e a alcançar nova clientela através da criação e otimização da sua presença online. Com o avanço das tecnologias e a importância do marketing digital para os negócios, a carreira de Designer Web tem vindo a ganhar bastante terreno e a apresentar elevada procura. 

Para se formar nesta área, deverá estudar Desenho Gráfico e, depois, tirar uma especialização em Design Web. No entanto, se não tem forma de frequentar uma licenciatura, pode sempre investir em cursos de formação que lhe darão competências nessas áreas. E, quando se sentir confortável, começa a elaborar um portfólio com seus sites e layouts criados, para depois apresentar a potenciais clientes. Por que não oferecer seus serviços a amigos e familiares, por exemplo?

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile