A China registrou o aumento de casos do metapneumovírus humano (HMPV) no começou deste ano, chamando a atenção para o risco de uma nova pandemia. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) descartou essa possibilidade, informando que não há sinais de um surto incomum ou que o sistema de saúde chinês esteja sobrecarregado.
Vale mencionar que o aumento dos casos de HMPV, assim como o de outros vírus respiratórios, é esperado para esta época do ano na região, uma vez que a China está passando pelo inverno. Isso acontece porque o clima seco e frio, a permanência em ambientes fechados e a baixa eficiência do sistema imunológico favorecem a transmissão de vírus.
Quais as chances do vírus se espalhar pelo mundo?
Depois da última pandemia, a população mundial passou a temer a proliferação de novos vírus. Mas, antes de tudo, é preciso informar que o HMPV não é um vírus novo. Ele foi detectado pela primeira vez em 2001, na Holanda. Por isso, não se trata de uma ameaça emergente como foi o Covid-19.
Vale mencionar, também, que o HMPV já foi identificado em outros países. Ou seja, é um vírus respiratório um tanto comum, que costuma circular principalmente durante o inverno e a primavera.
Como nem todos os países testam regulamente a incidência do vírus, tampouco publicam dados sobre a sua circulação, fica difícil fazer o monitoramento. Entretanto, no Brasil, o primeiro caso foi registrado em 2004 e, desde então, está sendo monitorado de perto pelas autoridades de saúde,
Inclusive, pesquisadores brasileiros afirmam que o vírus é bastante comum e que circula no Brasil há muitos anos. No momento, tanto a OMS quanto o Ministério da Saúde está monitorando o novo surto, que ainda não chegou ao Brasil. Por esse motivo, não há necessidade de pânico.
Tratamento e prevenção contra o vírus
É importante informar que não existe vacina ou um tratamento específico para o HMPV. Por esse motivo, é importante que a população se previna contra a doença.
Assim como na época do Covid-19, e para evitar qualquer doença respiratória, é importante lavar sempre as mãos com sabão e água corrente, evitar locais fechados e sem ventilação, proteger a boca ao tossir, beber bastante água e manter uma alimentação saudável.