De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última semana de março será de tempo instável em grande parte do país, com previsão de chuvas intensas e ventos fortes. Estados do Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte estão sob alerta de tempestades, exigindo atenção redobrada da população.
Tempestades atingem o Sudeste e o Sul
A combinação entre calor, umidade elevada e ventos em altos níveis da atmosfera tem provocado tempestades em várias cidades do estado de São Paulo. Segundo a Climatempo, nos próximos dias, o tempo seguirá instável, com risco de chuvas fortes, especialmente no interior e na faixa centro-sul do estado.
Além disso, cidades como Campinas, Cotia e Carapicuíba já receberam alertas da Defesa Civil sobre a severidade das precipitações.
Outro detalhe importante é que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de tempestade para áreas do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Vale mencionar que as previsões indicam volumes de chuva de até 50 mm em 24 horas, ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Com isso, a recomendação é que a população fique atenta aos alertas meteorológicos e evite áreas de risco.
Tempo instável no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a semana começou com mudanças no tempo em comparação ao primeiro fim de semana do outono, que teve características típicas do verão. O Alerta Rio informa que a cidade registrou chuvas fracas e isoladas na madrugada e na manhã desta segunda-feira. O tempo segue instável ao longo da semana, com possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde e da noite.
Vale mencionar que, na terça-feira, a aproximação de uma frente fria em alto-mar pode intensificar as chuvas, mantendo temperaturas elevadas, com máxima de 35°C. Já entre quarta e sexta-feira, a entrada de ventos úmidos próximos à costa contribuirá para um céu predominantemente nublado, com chuva fraca a moderada em diferentes momentos do dia.
Além disso, estados como Amapá, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia também estão em alerta para chuvas intensas, conforme divulgado pelo Inmet. O órgão reforça que os avisos meteorológicos devem ser acompanhados diariamente no portal oficial (alertas2.inmet.gov.br).
Sendo assim, a recomendação para os próximos dias é que a população esteja preparada para mudanças bruscas no tempo, evitando deslocamentos em áreas alagadas e redobrando a atenção em rodovias e cidades com histórico de enchentes.