Os testes de segurança são uma etapa essencial na indústria automotiva, sendo conduzidos por várias empresas especializadas que verificam se os carros cumprem os padrões de proteção estabelecidos. No caso do Neta Aya, um hatch elétrico, o resultado foi preocupante e atraiu críticas.
O Neta Aya recebeu nota zero no teste de impacto realizado pela Asean NCAP, entidade equivalente ao Latin NCAP, mas voltada para os mercados da Ásia e Oceania. Vendido na Tailândia, Brunei, Malásia e Indonésia, o carro elétrico apresentou um desempenho alarmante nos testes de colisão frontal.
Falha no teste de segurança
A análise apontou que a proteção para a cabeça, pescoço, tórax e pernas dos ocupantes foi insuficiente. Segundo o relatório da Asean NCAP, a colisão a 64 km/h resultou no deslocamento da coluna A e do volante, aumentando o risco para os passageiros.
A avaliação de atropelamento de motociclistas foi outro aspecto preocupante, já que o Neta Aya não obteve pontuação nesse critério. Em contrapartida, o carro elétrico apresentou desempenho satisfatório em algumas áreas, recebendo pontos nos quesitos de proteção para ocupantes adultos e infantis, além de marcar presença nos sistemas de assistência à segurança.
Desempenho em testes de segurança:
- Avaliação de atropelamento de motociclistas: Nota zero (0,00 pontos)
- Proteção de ocupantes: Adultos: 7,89 pontos (AOP). Crianças: 13,51 pontos (COP)
- Sistemas de assistência à segurança: 7,14 pontos (SA)
- Pontuação geral: 28,55 pontos
A Asean NCAP destacou que o Neta Aya possui uma “estrutura de carroceria fraca” e um “sistema de retenção comprometido”, fatores que representam riscos adicionais para os ocupantes. A versão testada é semelhante à que será comercializada no Brasil, equipada com dois airbags, freios ABS e controle de estabilidade, mas sem oferecer melhorias significativas em relação à versão básica.
Especificações do carro elétrico
O Neta Aya marca a estreia da fabricante chinesa Neta Auto no Brasil como seu modelo de entrada, com preço de R$ 128.900. Equipado com um motor de 95 cv e torque de 15,3 kgfm, o hatch elétrico oferece uma autonomia de 263 km, proporcionada por uma bateria de 40,7 kWh.
Suas dimensões incluem 4,07 metros de comprimento e 2,42 metros de entre-eixos, características que o posicionam entre os compactos urbanos. Até agora, a Neta Auto não comentou o resultado insatisfatório nos testes de segurança nem abordou as possíveis consequências para a aceitação do modelo no Brasil.