David Gamble, Coordenador para Sanções do governo do ex-presidente Donald Trump, virá ao Brasil na próxima segunda-feira (5). A visita tem como foco discutir medidas tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra políticos da direita brasileira. O anúncio foi feito por Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal licenciado que está atualmente nos Estados Unidos.
Gamble deve desembarcar em Brasília, onde tem encontros previstos com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e outros parlamentares da direita. Também há expectativa de uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que ainda está internado após uma cirurgia, mas pode receber alta nos próximos dias.
Foco são ações do STF e outras autoridades brasileiras
Segundo Eduardo Bolsonaro, além das decisões de Moraes, Gamble deve analisar a atuação de outras autoridades brasileiras, como o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
O objetivo é entender se as ações dessas figuras públicas estão alinhadas aos princípios e interesses diplomáticos dos Estados Unidos, sob a ótica da administração republicana.
Declaração de Eduardo Bolsonaro
Pelas redes sociais, o deputado licenciado afirmou que a pressão internacional sobre Alexandre de Moraes está aumentando: “Quando disse que a batata do Alexandre de Moraes estava esquentando aqui nos Estados Unidos, pode ter certeza que está esquentando de verdade.” A visita de David Gamble reacende o debate sobre interferência internacional e a relação entre justiça e política no Brasil.