Nos próximos dias, mais de 20 milhões de famílias brasileiras serão novamente beneficiadas com a parcela do Bolsa Família, um dos principais programas de transferência de renda do Brasil.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) do Governo Federal será responsável pelos repasses dos valores, de acordo com as normas do programa.
Contudo, uma novidade importante será o pagamento antecipado para alguns municípios e estados afetados por eventos climáticos extremos. Esse benefício tem gerado discussões, já que nem todas as regiões terão acesso à antecipação.
Quem tem direito à antecipação do Bolsa Família?
Para que um município ou estado receba o pagamento antecipado do Bolsa Família, é necessário que a localidade passe por uma situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Esses eventos podem ser naturais, como enchentes, secas severas ou desastres ambientais, que afetam diretamente a infraestrutura e a vida da população local. Após o reconhecimento dessa situação pelo Governo Federal, os municípios podem solicitar a antecipação dos pagamentos do programa social.
Situação do Amazonas e outros estados beneficiados
Recentemente, o estado do Amazonas tem sido um dos principais beneficiados por essa medida. Cidades como Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira se destacam entre os municípios que provavelmente terão o pagamento antecipado da parcela de abril. Isso ocorre devido aos impactos de eventos climáticos que afetaram essas regiões nos últimos meses.
Entretanto, vale lembrar que nem todas as cidades do Amazonas, ou mesmo de outros estados, estão automaticamente inclusas na lista de pagamento antecipado. Apenas as localidades que comprovarem as condições mencionadas terão acesso a essa medida.
Além do Bolsa Família, o Auxílio-Gás também segue a mesma regra, ou seja, os repasses para famílias em situação de vulnerabilidade em locais com calamidade pública ou emergência climática podem ser antecipados. Isso assegura que as famílias que mais necessitam de apoio, principalmente em momentos críticos, possam ser atendidas de forma mais ágil.
Quantas cidades serão beneficiadas?
De acordo com as primeiras estimativas, mais de 500 municípios brasileiros devem ser beneficiados com o pagamento antecipado da parcela de abril do Bolsa Família. A maioria desses municípios está localizada no Rio Grande do Sul, que, desde o ano passado, tem garantido a antecipação do repasse devido à ampliação do estado de calamidade pública em algumas regiões.
Embora esse número seja expressivo, vale ressaltar que as cidades que não se encaixarem nas condições de emergência ou calamidade pública não terão o benefício da antecipação, recebendo o pagamento de acordo com o cronograma normal, que segue a divisão do NIS (Número de Inscrição Social).
Calendário de pagamentos do Bolsa Família para abril de 2025
- NIS final 1: 15 de abril;
- NIS final 2: 16 de abril;
- NIS final 3: 17 de abril;
- NIS final 4: 22 de abril;
- NIS final 5: 23 de abril;
- NIS final 6: 24 de abril;
- NIS final 7: 25 de abril;
- NIS final 8: 28 de abril;
- NIS final 9: 29 de abril;
- NIS final 0: 30 de abril.
Além do Bolsa Família, outro benefício importante que também terá novos pagamentos no mês de abril é o Auxílio-Gás, voltado para famílias em situação de extrema pobreza e que visa garantir acesso a gás de cozinha a essas famílias. A previsão de repasse para este mês é de R$ 108,00.
Assim como o Bolsa Família, o pagamento do Auxílio-Gás pode ser antecipado para as cidades que estão em condições especiais de calamidade ou emergência. A medida busca garantir que essas famílias continuem a ter acesso ao gás de cozinha, um item essencial para a alimentação e a sobrevivência, especialmente em momentos de crise.
Se você é beneficiário do programa, fique atento às informações divulgadas pelo MDS e pelo Governo Federal, para saber se sua cidade está entre as contempladas com a antecipação do pagamento do Bolsa Família.