Os novos beneficiários do Bolsa Família devem ficar atentos às etapas do programa para garantir o recebimento ao longo do ano. O primeiro passo, ao ser notificado sobre a aprovação, é desbloquear o cartão, permitindo realizar transações online.
A Caixa Econômica Federal envia uma carta ao beneficiário, comunicando a aprovação no programa e fornecendo o cartão para movimentação e saque. Esse cartão, com chip, possibilita realizar compras na modalidade débito em diversos tipos de estabelecimentos, como supermercados, padarias e papelarias.
Desbloqueio do cartão
Para desbloquear o cartão do Bolsa Família, o beneficiário tem duas opções:
- Desbloqueio online: Ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão no número 111. Selecionar a opção 5 para tratar do Cartão Bolsa Família. Escolher a opção 2 para desbloqueio ou cadastramento da senha. Ter em mãos o NIS, documento de identidade e CPF. Digitar os números solicitados. Criar uma senha numérica de 4 dígitos.
- Desbloqueio presencial: Comparecer a uma agência da Caixa Econômica ou a uma Casa Lotérica. Apresentar o cartão e um documento de identidade com foto. Cadastrar uma senha numérica de 4 dígitos.
Saque do Bolsa Família
Caso o beneficiário ainda não tenha recebido o cartão, é possível sacar o Bolsa Família sem ele. O saque pode ser realizado em uma agência da Caixa Econômica ou em uma casa lotérica, bastando apresentar um documento de identidade com foto e informar o valor desejado. Uma outra alternativa é realizar o saque diretamente no caixa eletrônico.
Para isso, o beneficiário deve escolher a opção “Saque sem cartão”, informar o número do CPF e selecionar “Saque Caixa Tem”. Em seguida, é necessário abrir o aplicativo Caixa Tem, escolher a opção de saque sem cartão e gerar um código, que deve ser inserido no caixa eletrônico. Após digitar o valor desejado e a senha da conta, o saque será finalizado.