A Arábia Saudita está prestes a lançar um projeto que promete mudar o conceito de altura nas construções modernas. Trata-se de um prédio gigante planejado para atingir a marca impressionante de 2.000 metros de altura.
O arranha-céu, que depois de pronto será o prédio mais alto do planeta, deve superar com folga o atual detentor do título, o Burj Khalifa, em Dubai, que tem 828 metros.
Prédio que será o mais alto do mundo vai ter o dobro do tamanho do atual
O edifício fará parte de um novo distrito comercial na capital saudita, Riad, em uma área batizada de Polo Norte.
Segundo informações divulgadas pela revista especializada Middle East Business Intelligence (MEED), a obra está nos estágios iniciais de planejamento, e uma competição de design foi lançada para definir o projeto final.
Empresas de arquitetura renomadas mundialmente, como SOM, Gensler, KPF, Adrian Smith & Gordon Gill, entre outras, foram convidadas a apresentar propostas. A taxa de participação nessa concorrência é de US$ 1 milhão.
O custo estimado para erguer o prédio gira em torno de US$ 5 bilhões, valor que deve ser financiado pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, braço financeiro responsável por muitos dos ambiciosos projetos que o país vem anunciando.
O objetivo é transformar a imagem do país e diversificar sua economia, com foco em inovação, turismo e infraestrutura.
O novo arranha-céu terá mais do que o dobro da altura do Burj Khalifa e será cerca de quatro vezes mais alto que o maior prédio dos Estados Unidos, o One World Trade Center, que mede 541 metros.
Também será significativamente maior do que qualquer outra estrutura que o estúdio Foster + Partners, um dos envolvidos no projeto, já tenha concebido até hoje.
Além do prédio de 2 mil metros, Arábia Saudita faz outras construções incríveis
Além desse prédio que será uma torre gigante, a Arábia Saudita tem outros projetos grandiosos em andamento.
Um exemplo é a cidade futurista de Neom, localizada ao norte do país, onde está sendo construída uma estrutura linear de 170 km de extensão chamada “The Line”.
Essa “cidade vertical” contará com edifícios de 500 metros de altura e promete ser um marco na arquitetura e urbanismo global.
Com esses empreendimentos, a Arábia Saudita reforça sua aposta em se tornar um polo global de inovação arquitetônica e infraestrutura futurista nas próximas décadas.