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Por que Brasil investiu mais de R$ 6 bilhões na Venezuela?

Por Yasmin Henrique
30/01/2025
Em Mais Tendências, Colunas
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Por que Brasil investiu mais de R$ 6 bilhões na Venezuela?

Brasil e Venezuela (Foto: reprodução/Pngtree)

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De 2007 a 2015, o BNDES investiu mais de R$ 6 bilhões em projetos na Venezuela, incluindo a expansão do Metrô de Caracas e a construção da Usina Siderúrgica Nacional. Contudo, desde 2018, o país não tem honrado seus compromissos financeiros, gerando uma série de calotes bilionários.

Esses investimentos tiveram início durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, na década de 1990, quando foram alocados R$ 2,2 bilhões para que empresas brasileiras, como a Odebrecht, ficassem responsáveis pela execução de projetos de infraestrutura na Venezuela.

Investimento do Brasil na Venezuela

O Metrô de Caracas e o de Los Teques, ambos financiados pelo BNDES, visavam aprimorar o transporte público e atender milhões de passageiros. Em funcionamento desde 1983, o Metrô de Caracas atualmente possui 48 estações e uma extensão superior a 70 quilômetros.

Outro projeto significativo foi a Usina Siderúrgica Nacional, financiada por um empréstimo de US$ 865 milhões. No entanto, com o início das investigações da Operação Lava Jato, o repasse foi interrompido. Desde 2018, tanto a Venezuela quanto Cuba deixaram de honrar suas dívidas com o Brasil, o que gerou diversas críticas à política externa e à administração dos recursos públicos.

Crises e inadimplência

A crise econômica na Venezuela, juntamente com os escândalos de corrupção envolvendo empresas brasileiras como a Odebrecht, prejudicou a continuidade desses projetos e intensificou as críticas aos empréstimos do BNDES. A inadimplência do país levantou dúvidas sobre a decisão de investir em grandes projetos internacionais, em vez de priorizar as necessidades internas do Brasil, como a expansão da infraestrutura de transporte público.

Com uma dívida superior a 6 bilhões de dólares, a Venezuela não consegue cumprir suas obrigações financeiras. Ao mesmo tempo, o Brasil enfrenta um grande déficit em transporte público, necessitando de mais de 850 quilômetros de metrôs e trens. Esse contexto levanta preocupações sobre os riscos de conceder grandes empréstimos a outros países sem garantias de retorno.

Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

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