Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Colunas Mais Tendências

Open Finance avança, mas bancos ainda ignoram seu maior trunfo

Por Yasmin Henrique
28/05/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Open Finance avança, mas bancos ainda ignoram seu maior trunfo

(Foto: reprodução/andranik.h90/Freepik)

Share on FacebookShare on Twitter

Apesar do crescimento na adoção do Open Finance, que completará quatro anos em 2025, os bancos brasileiros ainda não aproveitam plenamente o potencial desse sistema. Essa foi uma das principais descobertas de um estudo apresentado por Marisa Kinoshita, head de marketing do Google Cloud Brasil, durante o evento FinFacts, realizado nesta terça-feira (27) em São Paulo.

A pesquisa analisou a experiência digital de 19 instituições financeiras no país e revelou que, embora haja investimentos em inovação, os bancos ainda enfrentam desafios em áreas como personalização dos serviços, facilidade de uso dos aplicativos e integração eficiente dos dados.

Bancos brasileiros e Open Finance

Principais descobertas do estudo do Google Cloud sobre a experiência digital nos bancos brasileiros:

  • Integração do Open Finance: Apenas 11 das 19 instituições exibem saldos de contas de outros bancos em seus aplicativos. Dessas, 6 não permitem que os clientes realizem transações com esses valores externos.
  • Personalização de ofertas: Só 4 instituições usam os dados do Open Finance para oferecer produtos ou serviços personalizados, como: investimentos em ativos digitais; linhas de crédito; programas de fidelidade.
  • Experiência de abertura de conta: Metade das instituições não realiza a abertura em tempo real. Duas ainda levam mais de 72 horas para concluir o processo. Apenas 5 oferecem abertura de conta 100% conversacional com assistentes virtuais. Apenas 3 apresentam resumos contratuais adaptados para leitura em telas de celular.
  • Usabilidade dos aplicativos: A navegação é dificultada por menus técnicos e pouco intuitivos. Apenas 6 aplicativos entendem buscas em linguagem natural. A maioria não corrige erros de digitação automaticamente.
  • Chatbots bancários: Apesar de mais presentes, poucos conseguem: manter o contexto das conversas; identificar sentimentos do usuário; oferecer recomendações personalizadas.

O estudo chega a uma conclusão clara: embora os bancos tenham avançado na digitalização, ainda não entregam experiências digitais que atendam às expectativas dos clientes, especialmente em um cenário cada vez mais influenciado pela inteligência artificial e pela integração de dados.

Segurança financeira

Aprenda a proteger quase 100% seus aplicativos de bancos

Com quase 1 milhão de celulares roubados no Brasil, proteger apps bancários é essencial para evitar prejuízos com dados financeiros
veja agora
X

Aprenda a proteger quase 100% seus aplicativos de bancos

veja agora

Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Foto: Samsung Newsroom Brasil/ Divulgação

Celulares da Samsung que têm câmeras excelentes e você não sabe

Confira!

Aposentados precisam abrir comunicado do INSS - Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil

Aposentados precisam abrir comunicado do INSS

29/05/2025
Carro mais vendido do mundo já superou o Fusca e é japonês - Imagem: Pixabay

Carro mais vendido do mundo já superou o Fusca e é japonês

29/05/2025
Plantas que vão trazer mais dinheiro para sua casa - Imagem: Pixabay

Plantas que vão trazer mais dinheiro para sua casa

29/05/2025
  • Contato

Tribuna de Minas

Fechar Modal
Casas Bahia cobrou R$ 2 mil por fogão
Casas Bahia cobrou R$ 2 mil por fogão
Mas ele custava R$ 700
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas