Quando a conta de energia chega mais alta do que o esperado, muitos imediatamente atribuem a culpa ao chuveiro elétrico ou ao ar-condicionado. No entanto, há um outro vilão silencioso que pode ser o verdadeiro responsável pela surpresa no orçamento: a geladeira.
Embora seja um eletrodoméstico indispensável em qualquer residência, o funcionamento constante da geladeira para manter os alimentos refrigerados pode representar uma parte significativa do consumo de luz. O aparelho, que opera 24 horas por dia, é um dos maiores responsáveis pelo aumento na conta de luz, especialmente quando não está em condições ideais de funcionamento.
Como manter a geladeira econômica?
Quando a geladeira não está em boas condições, o consumo de energia pode aumentar. A vedação da porta, por exemplo, é crucial: se a borracha estiver danificada, o motor trabalha mais para manter a temperatura interna, elevando o gasto. Além disso, abrir a porta com frequência ou deixá-la aberta também aumenta o consumo.
Para reduzir o impacto na conta de energia, verifique e substitua a vedação se necessário, evite colocar alimentos quentes dentro, ajuste o termostato conforme a estação e não sobrecarregue a geladeira. Manter o aparelho limpo, especialmente as serpentinas, também é fundamental para otimizar o desempenho e reduzir o consumo de energia.
Bandeira na conta de energia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que o Brasil estará com bandeira tarifária verde em janeiro de 2025, devido às condições favoráveis para a geração de energia durante o período de chuvas. No entanto, essa situação pode ser alterada caso ocorram condições climáticas adversas, o que pode levar a uma mudança para as bandeiras amarela ou vermelha, especialmente em períodos de escassez energética.
O sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo informar os consumidores sobre os custos da geração de energia. Quando a bandeira é verde, não há custos adicionais. No entanto, quando a bandeira é amarela ou vermelha, os consumidores enfrentam um aumento considerável nas tarifas.