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Nova construção vai desafiar o Canal do Panamá

Por Leticia Florenço
05/06/2025
Em Colunas, Mais Tendências
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Reprodução

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Durante mais de um século, o Canal do Panamá foi a principal conexão entre o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico. Milhares de navios cruzam anualmente sua estreita passagem, encurtando distâncias e reduzindo custos logísticos.

No entanto, as mudanças climáticas, o aumento do tamanho dos navios e as longas filas de espera têm evidenciado suas limitações. Neste cenário, surge uma alternativa promissora: o Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec (CIIT), no México.

Com aproximadamente 300 quilômetros de extensão, o CIIT liga os portos de Salina Cruz, no Oceano Pacífico, a Coatzacoalcos, no Golfo do México. A proposta é simples, mas ambiciosa: transportar mercadorias entre os dois oceanos em até três dias, superando a média de duas semanas de espera e navegação pelo Canal do Panamá.

Por que o México está apostando alto?

A crise logística global causada por pandemias, conflitos geopolíticos e gargalos portuários mostrou a fragilidade das cadeias de suprimentos. O México, atento às oportunidades, decidiu aproveitar sua posição geográfica estratégica para se tornar protagonista em um novo modelo logístico hemisférico.

Em abril de 2025, uma operação-piloto marcou que 900 veículos da Hyundai foram transportados com sucesso entre os dois oceanos, em apenas 72 horas. Esse teste demonstrou não apenas a viabilidade técnica da proposta, mas também sua superioridade em agilidade, confiabilidade e competitividade frente ao tradicional canal panamenho.

Espera-se a geração de até 50 mil empregos diretos e indiretos, a implantação de 10 polos industriais ao longo do trajeto e uma transformação econômica nas regiões historicamente empobrecidas do sul e sudeste do México.

Apoio internacional e interesse industrial

Grandes empresas, como a sul-coreana Hyundai, estão apoiando a iniciativa e considerando investimentos diretos na região.

A ideia de um “hub industrial do século XXI” ao longo da ferrovia atrai gigantes da indústria automotiva, tecnológica e de manufatura interessadas em logística integrada e acesso simultâneo aos mercados norte-americano e asiático.

Canal x Corredor

AspectoCanal do PanamáCorredor Interoceânico (CIIT)
Tempo médio de trânsito15 a 20 diasAté 3 dias
Modal predominanteMarítimoFerroviário
Riscos ambientaisDependente de chuvasMenor impacto hídrico
Capacidade de expansãoLimitadaAlta escalabilidade terrestre
Custos operacionaisAltos, com sobretaxasPotencialmente mais baixos

Oportunidades para o Brasil e América Latina

Para países como o Brasil, o surgimento dessa nova rota pode representar uma alternativa estratégica. Exportações agrícolas, minerais e industriais poderão se beneficiar de conexões mais rápidas com o Pacífico e, por consequência, com a Ásia.

Uma possível integração logística sul-americana com o CIIT abriria caminho para rotas comerciais menos dependentes do Cone Sul e do Canal do Panamá.

Ao criar uma rota interoceânica terrestre, o México fortalece sua posição geopolítica e oferece uma resposta soberana à crescente concentração de rotas marítimas tradicionais. O país se consolida como uma ponte natural entre as Américas e a Ásia, atraindo investimentos estrangeiros diretos e ampliando sua influência internacional.

Leticia Florenço

Leticia Florenço

Filha da Terra da Luz, jornalista pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

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