A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) confirmou neste domingo (11) a reabertura de uma cratera na Marginal Tietê, em São Paulo, no mesmo ponto onde já haviam ocorrido problemas semelhantes nos dias 10 e 22 de abril.
Vale mencionar que o incidente ocorreu nas proximidades da Ponte Atílio Fontana, no sentido Rodovia Castello Branco, e resultou em novo bloqueio de três faixas da pista central, com liberação parcial prevista apenas para a quarta-feira (14).
A Sabesp atribuiu o novo colapso à sobrecarga nas redes de esgoto provocada pelas fortes chuvas na zona norte da cidade. Técnicos identificaram a necessidade de reconstrução total da estrutura subterrânea, a 18 metros de profundidade, substituindo o poço de visita existente.
A companhia afirmou que a obra final deve durar ao menos 30 dias, sendo executada com foco em durabilidade, desempenho hidráulico e segurança.
Trânsito afetado e obras emergenciais a Marginal Tietê
Desde as primeiras horas da segunda-feira (12), motoristas enfrentaram congestionamento severo no trecho entre a Ponte Atílio Fontana e a entrada das Rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orienta desvios pela pista local da própria marginal e por vias da região da Lapa, como as avenidas Ermano Marchetti e Queiroz Filho, além das pontes da Freguesia do Ó e Jaguaré.
Vale mencionar que o incidente é o terceiro no mesmo local em pouco mais de um mês. Em abril, uma fissura na tampa de um poço da Sabesp causou erosão e a abertura da primeira cratera.
Doze dias depois, um rebaixamento da pista exigiu nova interdição temporária. Agora, o comprometimento da estrutura evidenciou a falha das intervenções emergenciais anteriores, forçando uma abordagem mais profunda e definitiva.
Causas estruturais e riscos urbanos
É importante mencionar que crateras urbanas como essa podem ter múltiplas causas, incluindo características geológicas, chuvas intensas, atividades subterrâneas e ausência de planejamento urbano adequado. No caso da Marginal Tietê, a recorrência do problema revela um histórico de desgaste e sobrecarga do sistema de esgotamento sanitário.
Outro detalhe importante é que, segundo a Sabesp, a caixa danificada é um interceptor essencial para o transporte de esgoto da zona norte até a Estação de Tratamento de Barueri. Com isso, o impacto da falha vai além do tráfego, atingindo também a infraestrutura de saneamento da cidade.